
Fazer uma comunicação interna estruturada é uma tarefa extremamente estratégica para as companhias. Além de ajudar a atingir os resultados, contribui para que o colaborador persiga com maior agilidade o real objetivo do negócio, pois tem visibilidade dos passos da companhia, pode acompanhar os resultados e ficar por dentro das metas alcançadas, por exemplo.
A comunicação funciona com clareza e objetividade. É deste setor que saem os comunicados organizacionais, as mensagens corporativas, os convites e também as campanhas e eventos internos. É de responsabilidade da comunicação levar aos funcionários o alinhamento de valores e a estratégia cultural e organizacional.
Assim, muito mais do que comunicar, independentemente do segmento ou porte da organização, as ações de comunicação interna agregam benefícios intangíveis na relação colaborador/empresa. Reputação é um dos principais ativos de uma companhia. E os riscos sujeitos, ainda mais em um ambiente de transformação digital, são inúmeros. É mais prudente e estratégico estruturar um departamento que zele pela sua marca, internamente e externamente. O importante é saber usar a comunicação a seu favor, empresas!
Bianca Caldeira é especialista em comunicação corporativa, com MBA em Marketing (PUC-SP). Mais de 15 anos de experiência em comunicação e relações públicas. Liderou o time de comunicação corporativa de empresa multinacional da saúde com interface e atendimento de comunicação da Região América Latina, onde foi responsável pela estratégia de campanhas e veículos internos da Companhia no Brasil, engajando funcionários em torno das mensagens e objetivos organizacionais, além de responder pelo plano de Relações Públicas com a imprensa. Experiência também em comunicação para o setor público, tendo coordenado por oito anos departamentos de comunicação do executivo (secretaria municipal de subprefeituras e Procon).
Nenhum comentário:
Postar um comentário