Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 5 de outubro de 2019

"Primeira-dama e Carlos Fávaro discutem parceria para implementar projeto social"

Objetivo é estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda em municípios da Baixada Cuiabana.A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, reuniu-se, nesta sexta-feira (04.10), com membros da Fundação Espaço Democrático, da equipe da secretaria-adjunta de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato. A reunião foi organizada pelo titular do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília (Ermat), Cárlos Fávaro, e ocorreu no gabinete da secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho. De acordo com Cárlos Fávaro, a Fundação é uma das atuações do Partido Social Democrático (PSD) e o objetivo da reunião foi apresentar à primeira-dama um projeto voltado para o empreendedorismo e à inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade.
Elaborado pela equipe da secretaria-adjunta de Gestão e Planejamento Metropolitano, que era a antiga Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem), o foco do projeto são os municípios localizados na região da ‘Baixada Cuiabana’, que são, além da Capital, as cidades de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento.
“Focamos nessa região com base em dados e levantamentos feitos pelo economista e secretário adjunto de Planejamento Metropolitano da Sinfra, Mauricio Munhoz, em que fica evidenciada a necessidade de se investir em projetos que levem desenvolvimento social e econômico para estas seis cidades, onde há uma grande parcela da população dependente de programas sociais e com pouco dinamismo econômico”, destacou Fávaro.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, complementou as informações apresentadas e destacou que em muitos casos estas famílias dependem exclusivamente de programais sociais como o Bolsa Família e o Pró-Família, o primeiro do Governo Federal e o segundo do Governo do Estado. “São famílias que sobrevivem com renda familiar de até R$ 89,00 por mês, na maioria dos casos”, exemplificou.
A primeira-dama Virginia Mendes gostou da proposta apresentada e destacou que uma das suas áreas de interesse é exatamente o fomento ao empreendedorismo e a geração de oportunidades de trabalho e emprego paras as famílias carentes. “Achei a ideia que eles trouxeram interessante e estamos estudando de que forma podemos atuar juntos. Tenho buscado parceiros e projetos que tenham esse viés. Quando atuamos no social é imprescindível pensar em alternativas que auxiliem às pessoas carentes a saírem do ciclo de dependência econômica dos programas sociais. Os benefícios são a porta de entrada, mas não necessariamente as famílias precisam ficar nesta dependência a vida toda, muitas vezes faltam oportunidades e apoio e é isto que nós queremos implementar”, afirmou a primeira-dama.
Participaram da reunião, além do titular do Ermat, Carlos Fávaro, o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o secretário adjunto de Educação Profissional e Ensino Superior, Stéphano do Carmo, o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Maurício Munhoz, o assessor especial da Sinfra, Thiago França e outros membros da equipe.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário