Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

"SAÚDE PÚBLICA: Homenagem a agentes de saúde e endemias lota Plenário da Câmara Federal"

A pedido do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), a Câmara Federal realizou nesta quinta-feira (03.10) dois atos solenes em alusão ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (04 de outubro). Profissionais de todo o país participaram da reunião de trabalho da Frente Parlamentar em defesa das categorias e, em seguida, foram homenageados no Plenário da Câmara. Deputados e senadores discursaram para enaltecer a importância dos profissionais em ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, vigilância, registro de casos e em campanhas de combate a surtos epidêmicos. Um ponto em comum abordado foi a necessidade de implantação de fato do Piso Salarial Profissional Nacional e Planos de Carreira nos Estados e municípios. Presente no evento, a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso, Dinorá Magalhães (dona Dinorá), ressaltou que a luta pela valorização profissional ainda enfrenta muitos obstáculos.
Visualização da imagem“Precisamos convencer os governantes a olharem para a saúde do profissional. A gente entra em todos os lugares, estamos expostos a todos os tipos de doença. Mas, quando nós ficamos doentes, temos muita dificuldade em cuidar de nós mesmos. Em muitos locais, quando o trabalhador adoece, eles são forçadas a pedir as contas. Somos seres humanos. O Conselho Nacional de Saúde deveria estudar essa situação”, disse Dinorá.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica Correia, destacou as conquistas alcançadas nos últimos anos.
“Hoje é um dia para relembrar as nossas lutas constantes dentro desta casa. É um dia de muita honra, de agradecer a Deus por muitas conquistas. Em meio a um cenário difícil, temos avançado muito nas nossas lutas. Temos conquistado uma posição que em outro momento não poderíamos nem sonhar. Temos um trabalho que vem resistindo ao tempo. Muitos desafios ainda existem, mas iremos superar todos”, afirmou Ilda Angélica, que também elogiou a atuação do deputado Dr. Leonardo como presidente da Frente Parlamentar em defesa dos profissionais.
Em discurso, o deputado Dr. Leonardo relatou os trabalhos no Congresso para debater a regulamentação da data base e do indexador de reajuste do Piso Salarial Nacional, e lembrou da luta pela regularização do vínculo empregatício para seja um direito de todos os Agentes . Além disso, lembrou da interlocução com o Ministério da Saúde para a implantação e conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
“Aos profissionais que são os principais veiculadores da saúde preventiva no âmbito do Sistema Único de Saúde; que estão lá na ponta, no município, atuando na Estratégia em Saúde da Família e na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas. A vocês, minhas amigas e amigos, que exercem o seu papel de orientador e conhecem como ninguém a realidade e a intimidade das famílias de perto. Meus parabéns. Contem sempre com o meu trabalho”, afirmou Dr. Leonardo.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio Celestino de Souza; e Otávio Pereira, do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos