Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

"Senado aprova texto-base da reforma da Previdência em primeiro turno'

Presidente do Senado, Davi AlcolumbreTexto principal passa por 56 votos a 19 e precisa ser aprovado em segundo turno. Governo sai derrotado em votação de destaque sobre regras mais duras para abono salarial, reduzindo a economia estimada em R$ 76 bilhões.O plenário do Senado aprovou na noite nesta terça-feira (01/10), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma a Previdência. Após quase quatro horas de sessão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou o resultado: 56 votos a favor, 19 contra e nenhuma abstenção. Para aprovar o texto, eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores, mais um. Os senadores então começaram a discutir os destaques – votações separadas de trechos específicos do projeto – apresentados pelas bancadas dos partidos. Foram apresentados, ao todo, dez destaques.
A maioria é supressiva – retira pontos do texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eles precisam de 49 votos dos 81 senadores para serem aprovados. No entanto, partidos da oposição apresentaram destaques para alterar o texto-base, o que exigiria a volta da PEC para a Câmara.
Na primeira votação em separado no plenário do Senado, o governo saiu derrotado. Antes do encerramento da sessão, os senadores derrubaram o artigo criando regras mais rígidas para recebimento do abono salarial – espécie de 14º salário pago pelo governo a trabalhadores de baixa renda com carteira assinada.
O Senado decidiu manter a regra atual: pode receber o benefício quem recebe até dois salários mínimos, cerca de 2 mil reais. A versão da reforma aprovada pela Câmara previa um limite de renda mais restritivo, de aproximadamente 1,3 mil reais.
A votação em separado do trecho foi pedida pela bancada do Cidadania. O governo precisava de 49 votos favoráveis, mas só teve 42 apoiadores, contra 30 senadores que votaram pela derrubada da alteração. Treze parlamentares que haviam apoiado o texto-base da reforma ajudaram a derrubar a mudança no abono salarial.
Assim, a previsão de economia com a reforma da Previdência é reduzida em 76,4 bilhões de reais em dez anos, e o impacto fiscal da PEC passa para 800,3 bilhões de reais nesse mesmo período.
A reforma havia saído da Câmara com previsão de corte de gastos de 933 bilhões de reais em uma década. Já a versão original, enviada pelo governo, previa economia de 1,2 trilhão de reais.
Após a derrota do governo, a sessão foi suspensa no plenário do Senado. A expectativa é que os senadores voltem a debater os destaques nesta quarta-feira.
PEC paralela
A PEC precisa ser aprovada em segundo turno para ser promulgada e para as novas regras de aposentadoria, pensões e auxílios passarem a valer. Alcolumbre disse que pretende concluir a votação em segundo turno antes do dia 10 de outubro.
Entretanto, alguns senadores pedem ao presidente do Senado um adiamento da votação dos destaques, provavelmente para a próxima semana, o que representaria uma nova derrota para o governo.
Alterações como a que reinclui os estados e os municípios na reforma da Previdência tramitam numa PEC paralela, que ainda está na CCJ. Segundo Alcolumbre, o texto paralelo, que precisa voltar à Câmara dos Deputados, tramita com 15 a 20 dias de atraso em relação à PEC principal. A expectativa é votar a PEC paralela no fim de outubro.
Pouco antes de encerrar a votação, o presidente do Senado disse que a reforma ajudará o país a recuperar a capacidade de investimento.
"A votação dessa reforma é a votação da consciência de um país que precisa ser reformado. Sem dívida nenhuma, essa é a reforma mais importante do Estado porque, sem ela, não seríamos capazes de fazer outras", declarou. "O Estado brasileiro está capturado, sem condições de investimento. O Senado e a Câmara dos Deputados dão demonstração de grandeza, de espírito público e do verdadeiro significado da democracia."
O relator da PEC, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que a reforma é impopular, mas necessária para reequilibrar as contas públicas e permitir a retomada dos investimentos federais nos próximos anos.
"Se não fizermos a reforma previdenciária, vamos chegar a um momento, já em 2021, em que a União não terá um tostão sequer para investimento. Vamos entrar numa era em que todos aqueles discursos proferidos aqui e aqueles desejos sonhados aqui ao redor da educação, da saúde e do emprego não poderão ser alcançados", disse Jereissati.
MD/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos