Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 2 de novembro de 2019

"A Justiça tarde mais não falha"

SINDAPI/MT, bateu à porta do Juizado Especial, pela condenação por causar o dano moral e o dano materil. “Foi feita justiça, alcançado a decisão final e definitiva da Quarta Turma Recursal”. “A Justiça tarda mais não falha”. Este é um ditado popular muito usado por nós brasileiros, mas acreditem, não é apenas falácia. Muito embora esteja o direito constituído por legislação especifica, sempre vamos encontrar aqueles que insistem em ignorá-las ou deixar de cumpri-las. Um exemplo claro disso é o transporte intermunicipal mato-grossense. Algumas empresas vinham negando, sucessivamente, o benefício do desconto de 50% (cinquenta por cento) na compra do bilhete da passagem intermunicipal para o idoso. Este tema começou a ser debatido no ano de 2013, quando a Comissão do Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) visitou diversos municípios do Estado, acompanhando e discutindo em audiências públicas, a importância da aprovação de uma lei específica que garanta, de fato, a concessão deste benefício ao idoso.
Esta luta rendeu frutos. O Poder Legislativo de Mato Grosso, por maioria absoluta, aprovou a Lei nº 10.320/2015, fazendo assim por acrescer do § 4º na Lei nº 8.823/08, assim definindo: “§ 4º Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.”.
O que nos chama a atenção é que, mesmo sendo aprovado pelo Poder Legislativo o direito de poder a pessoa idosa adquirir o bilhete da passagem intermunicipal, com o desconto de 50%, para quem possui a idade de 60 anos ou acima e com ganho mensal até 02 salários mínimos, algumas empresas do ramo na prestação deste serviço, tentam, de todas as maneiras não cumprir a norma.
Agora eu pergunto. Isso será por pleno desconhecimento da lei?
Seria ingenuidade admitir que grandes empresas, com excelentes assessorias jurídicas, desconhecem a legislação vigente? Evidente que não se tratar de ignorância legal.
Em verdade, são estratégias deliberadamente traçadas para aumento dos ganhos econômicos da empresa, através da constatação de que o descumprimento da lei, em muitos casos, aumente significante o seu lucro.
Partindo disso, temos lutado intensamente nos últimos quatro anos para garantir que a pessoa idosa seja assistida pelo tal o direito adquirido e tipificado.
Embora a nossa sociedade idosa seja formada por pessoas extremamente humildes, as empresas do transporte intermunicipal, além de abusarem, ainda humilham sim, aos que buscam usufruir do direito do desconto de 50% na hora de pagar o bilhete da passagem. Vejam, que não se trata de favor e sim de um direito garantido por lei.
Tudo isso acontecendo, somente um caminho ainda não percorrido caberíamos buscar. Exatamente, o Poder Judiciário.
E para isso, o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (SINDAPI/MT), bateu à porta do Juizado Especial, pela condenação por causar o dano moral e o dano material. Foi feita justiça, alcançado a decisão final e definitiva da Quarta Turma Recursal.
Quiçá, doravante, a partir desta decisão, fica o alerta para todas as empresas prestadoras do serviço do transporte intermunicipal do Estado, que a continuidade e a prática desse abuso, doravante, terá o idoso o direito da indenização, sim, por dano moral.
Embora, tenham e pessoa idoso o benefício do desconto de 50%, sobre o valor do bilhete há mais de 04 anos da sua vigência, fica aqui o nosso alerta, “A JUSTIÇA TARDA MAIS NÃO FALHA”.
Isandir Rezende - Advogado especializado no direito do idoso e presidente da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário