Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 9 de novembro de 2019

"Primeira-dama Virginia Mendes apoia projetos sociais dos Bombeiros"

Bombeiros do Futuro e Musicalizar atendem crianças e adolescentes e estimulam solidariedade, civismo, senso de responsabilidade e ensinam noções de prevenção à acidentes. A primeira-dama do Governo de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou, nesta sexta-feira (08.11), o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, no bairro Verdão, em Cuiabá, e conheceu os projetos sociais ‘Bombeiros do Futuro’ e ‘Musicalizar’, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato
Grosso. Recepcionada pelo comandante do Batalhão Cacique, tenente-coronel João Paulo Queiroz, a primeira-dama assistiu a uma apresentação com um balanço das ações ao longo dos 13 anos de existência do projeto e foi agraciada com uma apresentação de flauta doce das crianças do ‘Musicalizar’. Além do Musicalizar, também visitaram o Batalhão Cacique, os alunos do Bombeiros do Futuro do bairro Ribeirão do Lipa, de Cuiabá.Em 13 anos de existência, o Bombeiros do Futuro já beneficiaram mais de 4 mil crianças e, somente em 2019, está atendendo 1.046 crianças, distribuídas em 21 cidades de MT. Só na Baixada Cuiabana, 150 alunos estão distribuídos nos pelotões de Poconé, Cristo Rei (Várzea Grande) e Ribeirão do Lipa (Cuiabá).
O foco são meninos e meninas de 10 a 15 anos que recebem noções de prevenção e combate a incêndio, de primeiros socorros, civismo, aulas de ética e cidadania, educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, prevenção contra o uso de drogas. Eles também atendem entidades e associações, como é o caso da AACC, APAE, entre outras.
A diretora Maria Estevina, da Escola Municipal da Educação Básica Maria Tomich, conta que os alunos que participam do projeto estão mais atentos para a disciplina, justamente pelas noções de civismo aprendidas com os bombeiros. “Mesmo os que não estão no projeto buscam melhorar pela influência dos Bombeiros do Futuro”, afirma a educadora.Ao lado da filha caçula Maria Luiza e de uma amiga da Maria, Olivia Brandão, a primeira dama assistiu a uma apresentação dos resultados dos projetos, com número de crianças alcançadas e atividades realizadas. E depois, a uma apresentação dos alunos do Musicalizar, que apresentaram um trecho da 9º Sinfonia de Beethoven e uma música natalina que fará parte das comemorações de final de ano.
“Vi no rostinho das crianças a alegria de estarem ali. Para mim é essencial que tenhamos cada vez mais projetos sociais como estes, que ajudam a formar cidadãos por meio da educação e da cultura. Fico honrada e feliz em ser convidada a ser parceira e já estou em busca de apoio para as melhorias necessárias para o projeto Musicalizar, como a compra de instrumentos para que eles possam avanças nas aulas de músicas para as crianças”, destacou a primeira-dama.Maria Luiza e Olívia também aproveitaram para viver um dia especial com os bombeiros e brincaram com as crianças atendidas no projeto.
Queiroz ressaltou a importância em receber a primeira-dama. “É uma satisfação receber a primeira dama, não somente no nosso quartel, mas especialmente para apresentar os projetos sociais que são tão importantes”.
O tenente Ednaldo Ferreira, coordenador de Projetos Sociais do Corpo de Bombeiros, contou que a intenção da corporação é alcançar mais crianças, mas, para isso, mais parcerias são necessárias.
“Os estudantes do Musicalizar estão com duas músicas prontas para a apresentação. Parece pouco, mas isso foi desenvolvido junto com conceitos de teoria musical, cidadania, educação e respeito. Eles já se sentem incluídos em algo maior e muito nobre”, afirmou.O secretário adjunto de Esportes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, acompanhou a visita e destacou que a Pasta tem sido parceira do Musicalizar, fornecendo uma sala do Ginásio Aecim Tocantins para as aulas.
A pequena Emanuelly Mussato Soares, de 8 anos, aluna do Musicalizar, conta que adora participar das atividades e mostrou toda orgulhosa para a primeira-dama o que já aprendeu nas aulas de flauta doce. O pai dela, Wagner Soares, ressaltou que depois que a filha começou a participar do projeto o comportamento mudou, ficou mais focada nos estudos e não falta a nenhuma aula.
“Hoje ela acordou às 4h da manhã, ansiosa, perguntando que horas ela iria para o projeto. Para nós, estas ações são essenciais, principalmente por agregar aulas de civismo, de noções de prevenção a acidentes, combate às drogas”, disse o pai de Emanuelly.
Homenagem e presentes
Ainda durante a visita, a primeira-dama foi agraciada com uma homenagem com uma placa em reconhecimento pelos serviços sociais já prestados e pelo envolvimento nos novos projetos. Na placa, uma frase destacava “a grandeza não consiste em receber honras e sim em merecê-las!”. Para Maria Luiza foi dado uma barbie bombeira e Olívia ganhou uma farda de bombeiro tamanho de criança.
Pamela Muramatsu/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos