Complexo Hospitalar de Cuiabá

Complexo Hospitalar de Cuiabá
CENTRAL DE ATENDIMENTO 55 65 3051-3000

Águas Cuiabá

Águas Cuiabá
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé 78050-667 - Cuiabá / MT 0800 646 6115

Prefeitura de Tangará da Serra

Prefeitura de Tangará da Serra
Endereço: Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa 65 3311-4800

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL  DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3617-1500

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

"SAÚDE PÚBLICA: Dr. Leonardo participa de evento nacional em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde"

Promover o diálogo com os Estados e municípios para a adequação da portaria que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436/2017) à lei Ruth Brilhante (Lei 13.595/18). Essa foi uma das metas apresentadas pelo deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) em evento nacional da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), que acontece neste final de semana, em Maceió (AL). Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Câmara dos Deputados, o parlamentar se juntou, desde quinta-feira (30.10), a lideranças da Conacs e técnicos do Ministério da Saúde para traçar estratégias de aprimoramento dos programas de saúde e proteção dos direitos dos ACS. O deputado de Mato Grosso também cobrou do Ministério da Saúde o antigo sonho da categoria de aporte de recursos da União para implantação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Participam do encontro Helio Angotti Neto, Diretor do Departamento de Educação na Saúde do Ministério da Saúde e Marta Murta Rezende, Coordenadora Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde.
Visualização da imagem“A Conacs está colocando as bases frente a frente com os técnicos do Ministério de Saúde para obter informações sobre os novos cursos para ACE’s e ACS’s. Também, estamos aqui para colocar suas realidades e construir juntos um curso bom para nossa categoria, lembrando que tem um grupo de diretores da Conacs acompanhando passo a passo, se reunindo com esses técnicos, para que o curso tenha esse DNA, da nossa categoria”, afirmou a presidente da Conacs, Ilda Angélica dos Santos Correa.
A respeito do papel do deputado Dr. Leonardo, Ilda afirmou que o objetivo é traçar estratégias e seguir junto com todos os companheiros e lideranças que acreditam na União sem perder o foco.
“O Presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Saúde do Brasil está com a Conacs verdadeiramente fazendo o seu papel, discutindo com o Ministério da Saúde, com nossos parceiros parlamentares não só em conversas mas em propostas e encaminhamentos”, afirmou.
Para Dr. Leonardo, a valorização dos profissionais na estratégia da Saúde passa por uma boa interlocução entre Poderes Executivo e Legislativo. “Tenho sempre defendido o diálogo. E a Conacs tem trabalhado conosco com muito diálogo e interlocução para colocar em prática todas as necessidades que envolvem desde a qualificação profissional até o reconhecimento da periculosidade e insalubridade das atividades. Tenho certeza de que estamos no caminho certo para seguir conquistando o reconhecimento e valorização que ACS e ACEs merecem”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos