Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

"Senado aprova projeto que garante benefícios a portadores de visão monocular"

O projeto assegura à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios garantidos à pessoa com deficiência. Os senadores aprovaram na noite desta terça-feira (05), o substitutivo do PL 1615/2019 – popularmente conhecido como Lei Amália Barros – que classifica a visão monocular como deficiência visual e assegura à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios garantidos à pessoa com deficiência. Um dos autores da proposta, senador Wellington Fagundes (PL-MT) pontuou durante a votação que esta proposta fará justiça social, ao “garantir às mais de 400 mil pessoas portadoras de VISÃO MONOCULAR justos benefícios. Segundo ele, são brasileiros que sofrem com o preconceito e com dificuldades de acesso ao mercado
de trabalho, e ainda assim, não se enquadram nos atuais critérios legais de definição de deficiência, o que as impede de obter os justos benefícios garantidos nas leis. "O que queremos é fazer justiça social", comemorou o parlamentar.
A jornalista mato-grossense Amália Barros, grande defensora da causa em nosso país, comemorou mais um passo dado para que a proposta, que classifica os portadores de visão monocular como deficiência sensorial, se transforme em lei.
Segundo a literatura médica, os indivíduos com visão monocular têm redução de aproximadamente 25% no campo visual, o que causa enormes dificuldades cotidianas. De acordo com o projeto, essas pessoas sofrem com a diminuição de sua orientação espacial, a qual é resultado das sugestões cenestésicas que se extraem da convergência do funcionamento dos dois olhos. Fagundes lembrou, inclusive, que há diversas decisões nos tribunais reconhecendo a visão monocular como deficiência.
Além disso, de acordo com a justificativa do projeto, 19 Estados e o Distrito Federal já aprovaram leis estaduais e distrital reconhecendo a visão monocular como deficiência sensorial em seus respectivos legislativos. Em Mato Grosso, o projeto conta com o apoio da deputada estadual Janaina Riva (PMDB). “Cabe assim – explicou Fagundes – uma lei que os reconheça em âmbito nacional”.
Uma vez aprovado, o projeto passará a ser denominado “Lei Amália Barros” pela história de superação da jornalista e de enfrentamento do problema e a retirada de um dos olhos. Ao todo, Amália Barros já passou por 11 cirurgias no olho, sendo que uma delas foi para retirar por completo o globo ocular do lado esquerdo, após um problema causado por toxoplasmose, que agravou um quadro de uveíte, e também um tombo, que provocou deslocamento de retina.
Além de Wellington, os senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Rose de Freitas (Podemos-ES) e Otto Alencar (PSD-BA), também assinam a autoria da proposta, que segue agora para Câmara dos deputados.
Da assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário