
Dentro dos centros cirúrgicos, são os radiologistas que auxiliam os médicos a enxergarem através de equipamentos de última geração, como os Arcos C que mostram em tempo real onde cirurgião deve intervir. Ou ainda, auxiliam o intervencionista no caso da hemodinâmica e da radioterapia.
Quero lembrar que os radiologistas também operam na indústria, na construção civil e na segurança. A radiologia industrial prevê o uso da radiação para funções como o controle de qualidade e de processos em indústrias. Já a construção civil, utiliza esta ciência para avaliar estruturas e detectar anomalias de densidade, assim como rachaduras que não estão claramente visíveis. Na segurança, os processos radiológicos são aplicados em portos e aeroportos para detecção de metais, como armas de fogo.
Portanto, não há como falar de tecnologia de ponta aplicada à medicina diagnóstica sem citar a importância destes profissionais técnicos. Cabe ressaltar que a profissão foi regulamentada pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, e exige formação técnica de nível médio e superior para capacitação do técnico para operar e preparar equipamentos radiográficos.
Neste dia 8 de Novembro, nossos parabéns a todos os profissionais envolvidos na Radiologia.
Valdiná Ferreira (Kako do CPA) é radiologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário