Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

"Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que no Brasil tem status constitucional, reconhece em seu texto que a deficiência está no meio e na sociedade e não nas pessoas. Que a deficiência pode e deve ser entendida na perspectiva das diferenças e diversidades que podem ser encontradas em todas as representações do tecido social. Para garantir os direitos e acessos dessa significativa parcela da população, se faz necessário hoje negar toda forma de retrocesso no acesso a direitos, garantias individuais e coletivas. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Mato Grosso, órgão representativo das pessoas com deficiência físicas, sensoriais, intelectuais, ostomias, nanismo, doenças raras e as demais reconhecidas na Convenção já citada, bem como na Lei Brasileira de Inclusão, reitera sua incessante missão na luta e defesa das políticas públicas de natureza social, educacional, do trabalho, da saúde da cultura, do esporte, do lazer, da habitação entre outras, como condição de acesso a plena cidadania estabelecidas nas cartas constitucionais do país e do Estado do Mato Grosso.
Para tanto, contamos com a força dos que representamos, das suas famílias, dos envolvidos nessas política, da firmeza e do compromisso do poder público, cujo propósito maior está na assertividade de gestar para o bem comum.
É também de nosso reconhecimento a força da Justiça, que se apresenta como garantidora de nossos direitos, e o Ministério Público, parceiro sempre pronto a defender nossas causas quando da violação de nossos direitos e a busca por qualidade de vida, inclusão e acessibilidade o que vimos fazendo cotidianamente. Nada sobre nós sem nós, que é o lema do segmento das pessoas com deficiência que representamos tem, portanto, o valor de requerer para nós, pessoas com deficiência, o protagonismo sobre nossas causas.
Nós, que ao longo da história do mundo criamos grandes peças musicais e éramos surdos, criamos sistemas educacionais e éramos cegos, criamos magníficas obras de arte e éramos chamados de aleijadinho e que nos rebelamos contra a invisibilidade que recai sobre nós, sobre o capacitismo que nega nossas possibilidades, talentos e sonhos. Assim, nos declaramos nesse dia 03 de Dezembro “Sujeitos de Direitos, livres de todos os preconceitos, desinformação e discriminação que impede nossa vida cidadã”.
Luiz Carlos Grassi é presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência (Conede), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos