Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

"TSE autoriza coleta de assinaturas eletrônicas para criação de partidos"

Presidente Jair Bolsonaro sorri e junta as mãos ao lado de seu filho Flávio BolsonaroMedida, entretanto, só passará a ser válida após regulamentação, que não tem data para ocorrer. Decisão pode ter impacto na criação da Aliança pelo Brasil, legenda lançada pelo presidente Jair Bolsonaro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira (03/11), por quatro votos a três, reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. A decisão pode ter impacto na criação da Aliança pelo Brasil, partido lançado pelo presidente Jair Bolsonaro, que pretende agilizar o processo de obtenção de registro da legenda através de certificados digitais.
A modalidade, no entanto, só passará a ser válida após a regulamentação do uso das assinaturas eletrônicas, o que deve ocorrer através da aprovação de uma resolução no plenário do TSE em sessão ainda sem data marcada.
Também não há prazo para que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar a decisão. Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, as soluções não estarão prontas para as eleições municipais de 2020.
O julgamento foi motivado por uma consulta apresentada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) no ano passado – antes dos planos de Bolsonaro de criar sua própria sigla. O parlamentar pediu que o tribunal responda à seguinte pergunta: "Seria aceita a assinatura eletrônica legalmente válida dos eleitores que apoiem dessa forma a criação de partidos políticos nas listas e/ou fichas expedidas pela Justiça Eleitoral?"
Para a criação de partidos políticos, um dos requisitos exigidos é a apresentação de fichas de apoiamento de eleitores, cuja autenticidade das assinaturas em papel é feita pela Justiça Eleitoral.
Por quatro votos a três, o tribunal seguiu o voto do ministro Luís Felipe Salomão. Segundo o ministro, o setor técnico do tribunal informou que há viabilidade para desenvolver os aplicativos necessários para implementar a medida. O voto foi acompanhado pelos ministros Tarcísio Vieira, Sergio Banhos e Luís Roberto Barroso.
O relator do caso, ministro Og Fernandes, votou contra as assinaturas eletrônicas por entender que o apoio a um partido por essa via não pode ser aceito por não estar previsto em lei ou nas regras do TSE. Edson Fachin e Rosa Weber acompanharam o relator.
Rosa Weber disse que o tribunal não tem recursos para verificar a autenticidade das assinaturas que serão entregues pelos partidos.
No mês passado, Bolsonaro se desfiliou do PSL e anunciou a criação de um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil. Ele afirmou que se o TS liberasse a assinatura eletrônica, conseguiria as cerca de 500 assinaturas necessárias para a fundação da legenda ainda a tempo de disputar as eleições de 2020.
MD/ebc/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos