Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"BALANÇO ANUAL: Comissão aprecia 482 proposições e atua em defesa de crianças, adolescentes e idosos"

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso apreciou 80 Projetos de Lei Ordinária e 402 Projetos de Resolução em 2019. No ano de 2019 a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso apreciou 482 proposições e atuou no combate ao abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como para resolver conflitos de terra no interior do estado. Como forma de prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes, o presidente da comissão, deputado estadual João Batista (Pros), chegou a propor a implantação da campanha “Doe Sua Voz e Denuncie”, a ser desenvolvida nas escolas públicas estaduais por meio de palestras e outras ações. O assunto foi amplamente debatido durante reunião ordinária realizada em abril, que contou com a presença de instituições como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Secretarias Estaduais de Educação, de Saúde e de Assistência Social e OAB, entre outras.
A situação das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher (DEDM-MT) foi debatida durante reunião ordinária realizada em setembro. Em resposta a um requerimento apresentado pelo presidente da comissão, deputado estadual João Batista (PROS), a Polícia Judiciária Civil (PJC) prestou contas dos avanços e deficiências registrados em unidades de Cuiabá e municípios do interior. Entre os principais problemas apontados no relatório e debatidos pelos deputados, destacou-se a inexistência de uma unidade que em regime de plantão 24h.
“Não é possível que uma mulher vítima de violência seja conduzida a uma delegacia normal, junto com todo tipo de criminoso. A Delegacia da Mulher precisa funcionar 24h, até porque temos informações que a maior parte das agressões acontece à noite e aos finais de semana”, afirmou o parlamentar, na ocasião.
Entre as 482 proposições apreciadas em 2019 pela comissão, estão 80 Projetos de Lei Ordinária e 402 Projetos de Resolução, sendo 381 Títulos de Cidadão Mato-grossense e 18 Comendas.
Dos 80 projetos de lei ordinária apreciados pela comissão em 2019, cinco foram sancionados e viraram leis. São elas:
- Lei n° 10.995/2019, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que autoriza a criação do Programa Estadual de Assistência Domiciliar Interdisciplinar para Idosos, no âmbito do Estado do Mato Grosso;
- Lei n° 10.983/2019, proposta pelo deputado Dr. João (MDB), que institui a Politica Estadual de Empoderamento da Mulher;
- Lei n° 250/2019, do deputado Sebastião Rezende (PSC), que institui a Política Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos no Estado de Mato Grosso;
- Lei n° 10.975/2019, do deputado Nininho (PSD), que concede o Título de Cidadão Benemérito de Mato Grosso ao senhor Leonardo Pio da Silva Campos;
- Lei n° 11.063/2019, de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC), dispõe sobre a implantação do selo empresa amiga da saúde da criança, destinado à empresas públicas e privadas que desenvolverem e divulgarem campanhas de arrecadação de verba, materiais, equipamentos e insumos para auxiliar no tratamento do câncer infanto-juvenil.
Além de João Batista, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso o deputado Elizeu Nascimento (DC), na condição de vice-presidente, e os deputados Carlos Avallone (PSDB), Delegado Claudinei (PSL) e Sebastião Rezende (PSC), como membros titulares.
RENATA NEVES/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário