Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"Projeto Bichos do Pantanal lança 2ª edição de cartilha de Educação Ambiental"

Com base na metodologia do renomado autor norte-americano Richard Louv - que preconiza a importância e os benefícios da conexão com a natureza para o desenvolvimento das crianças, adotada na Educação Ambiental do Projeto - nova edição do material educativo foi revisada e ampliada. O Projeto Bichos do Pantanal - patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental - vai lançar a segunda edição da cartilha "Conhecer Para Preservar", material didático concebido pela Equipe de Educação Ambiental do Projeto para auxiliar e apoiar as atividades educacionais que abordam as questões ambientais. A nova edição - revisada e ampliada - será apresentada aos professores e educadores da rede municipal de ensino durante o Encontro Pedagógico Municipal de Cáceres (MT), que vai ocorrer dia 7 de fevereiro, sexta-feira no Auditório da Sicmatur. Durante o evento - que vai apresentar o Calendário de Atividades Pedagógicas do Município para o ano de 2020 - os professores poderão ter contato com a publicação que vai auxiliá-los em sala de aula na abordagem de temas ambientais. Exemplares serão distribuídos para as escolas para que possam ser utilizados pelas turmas de diversas idades, principalmente da educação infantil e fundamental e ensino médio.
Além de informações sobre a fauna pantaneira, com páginas dedicadas aos principais animais da região, a cartilha traz informações sobre a formação do bioma Pantanal, aborda aspectos relacionados ao rio Paraguai e toca também a questão cultural, inserindo o pantaneiro como parte integrante de todo o ambiente. A cartilha apresenta atividades lúdicas como palavra cruzada, jogos de identificação de animais, caça-palavras, perguntas relacionadas a seu conteúdo e convida os alunos a se inspirarem em poesia de Manoel de Barros, o poeta pantaneiro.
Visualização da imagem"O tema central de toda a Educação Ambiental desenvolvida pelo Projeto Bichos do Pantanal é a Conexão com a Natureza" explica Mahal Massavi, coordenador da equipe de Educação Ambiental do Projeto. "Nossas atividades são norteadas pelos conceitos do consagrado autor Richard Louv, jornalista e ecólogo" diz o coordenador. Richard é fundador do Movimento Criança e Natureza, cunhou o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) chamando a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças.
Ele é mais conhecido por seu sétimo livro, Last Child in the Woods: Salvando Nossos Filhos do Transtorno de Déficit de Natureza, que investiga o relacionamento das crianças e o mundo natural nos contextos atuais e históricos. Douglas Trent - idealizador e chefe de pesquisas do Bichos do Pantanal, mentor da Educação Ambiental do Projeto - foi contemporâneo de Richard Louv no curso de ecologia na Universidade do Kansas, EUA. A metodologia de seu colega de faculdade o inspirou na elaboração do Projeto. "Richard demonstrou cientificamente a importância da educação ambiental focada na conexão com a natureza" explica Douglas. "Seus estudos demonstraram como a conexão das crianças com a natureza as torna mais focadas, aumentando a concentração. Isso resulta em evidente melhoria do desempenho escolar, além de reduzir os níveis de stress, ajudando a combater a ansiedade e eventuais atitudes violentas entre as crianças" completa. Este modelo de Educação Ambiental - inspirado nas conclusões e propostas de Louv - é adotado pelo Projeto Bichos do Pantanal desde o início dos trabalhos, em 2013.
Visualização da imagemDe lá para cá, até mesmo o Consulado dos Estados Unidos já fez sua contribuição - por meio de doações articuladas e viabilizadas por Douglas Trent - de equipamentos como binóculos, lunetas que são utilizados pela equipe de Educação Ambiental em suas atividades fora da sala de aula, em meio à natureza, como por exemplo a observação de aves. A experiência do Projeto utilizando a metodologia de Louv, de forma pioneira, será apresentada no Congresso Internacional do Children & Nature em maio deste ano em Atlanta/EUA.
"É uma satisfação apresentar a cartilha de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal - agora em edição ampliada e revisada - aos professores de Cáceres" diz Jussara Utsch diretora executiva do Instituto Sustentar, entidade que realiza o Projeto. "Nosso país é privilegiado, temos a maior biodiversidade do planeta. Mas precisamos nos reconectar com a natureza, a melhor forma de conhecer, entender, e, assim, amar para preservar" explica. "Este material vem do desejo de nossa equipe de levar a sala de aula para a natureza. Queremos mostrar aos estudantes que o Pantanal não é um local distante, desconhecido, mas sim um ambiente que integra cada animal, cada árvore, e toda a paisagem, ao dia a dia das pessoas que vivem na região" completa a diretora.
A cartilha pode ser baixada gratuitamente em:
http://www.bichosdopantanal.org/wp-content/uploads/2019/10/Conhecer-Para-Preservar-2019-Arquivo-Reduzido.pdf
Serviço:
Encontro Pedagógico Municipal de Cáceres - MT
Data: 07/02/2020
Hora: 07h30 às 17h
Local: Auditório da Sicmatur - Cáceres - MT
Para mais informações:
Thiago Bernardo – Assessor de Comunicação – Instituto Sustentar/Bichos do Pantanal
comunicacao@institutosustentar.net
Cel.: 31 – 99357-4025
Projeto Bichos do Pantanal
Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. Nosso foco são as áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 450 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela – MT.
Saiba mais em: www.bichosdopantanal.org
Instituto Sustentar
O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
Saiba mais em: www.institutosustentar.net
Thiago Bernardo/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos