Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 4 de janeiro de 2020

"Bolívia marca nova eleição para 3 de maio"

Bolivien Wahlen in Villa 14 de Septiembre (AFP/A. Raldes)Novo pleito geral vai ocorrer menos de sete meses após a queda de Evo Morales. Ex-presidente não poderá se candidatar novamente. A Bolívia voltará às urnas no próximo dia 3 de maio para eleger presidente, vice-presidente e renovar os integrantes da Assembleia Legislativa do país. O escrutínio irá acontecer cerca de sete meses depois das últimas eleições, realizadas em 20 de outubro de 2019, que foram anuladas após denúncias de fraude eleitoral. A data foi confirmada na sexta-feira (03/01) por Oscar Hassenteufel, integrante do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia (TSE), que concedeu entrevista coletiva em Sucre, capital constitucional do país.
"As eleições ocorrerão no primeiro domingo de maio", disse Hassenteufel.
O pleito será oficialmente convocado na próxima segunda-feira. O TSE da Bolívia publicará também o calendário eleitoral na mesma data. Inicialmente, o anúncio da data do novo pleito estava previsto para dezembro.
Morales venceu as eleições realizadas em outubro em primeiro turno, mas o pleito foi anulado após denúncias de fraude em favor do agora ex-presidente da Bolívia, que renunciou ao cargo por pressão das Forças Armadas. Ele afirma ter sido vítima de um golpe de Estado.
Em relatório, a Organização de Estados Americanos (OEA) disse ter "operações dolosas" alteraram a "vontade expressada nas urnas". Os integrantes do TSE responsáveis por organizar o pleito foram processados e presos preventivamente, acusados de crime eleitoral.
A Assembleia Legislativa da Bolívia, controlado pelo Movimento ao Socialismo (MAS), partido liderado por Morales, escolheu seis dos novos integrantes do TSE. O sétimo membro foi nomeado pela senadora Jeanine Áñez, presidente interina do país, que tem esse direito garantido constitucionalmente.
Um projeto de lei para ampliar o atual mandato de Áñez e dos parlamentares bolivianos está sendo discutida no Congresso. A atual legislatura termina no próximo dia 22 de janeiro, antes da data marcada para a nova eleição.
Morales não será candidato na próxima eleição. Refugiado na Argentina, ele comandará uma reunião do MAS no dia 19 para que o partido escolha o nome que o representará no pleito.
Entre os possíveis candidatos do MAS estão o jovem líder cocaleiro Andrónico Rodríguez, os ex-ministros Diego Pary, David Choquehuanca e Luis Arce.
O ex-presidente Carlos Mesa, principal adversário de Morales nas eleições anuladas, confirmou que será candidato mais uma vez. Outro nome confirmado é o de Luis Fernando Camacho, líder de protestos contra o ex-presidente do país após as acusações de fraude. Ele, porém, ainda não tem partido.
JPS/efe/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos