
O pedido de visita foi motivado pelo agravamento dos conflitos na terra indígena no fim do ano passado, que resultaram em mortes, entre elas a do líder Paulo Paulino Guajajara, em 1° de novembro, que integrava grupo conhecido como guardiões da floresta. Lideranças indígenas estiveram na Câmara dos Deputados em novembro para pedir a apuração e providências sobre os casos.
Em dezembro, a deputada Joenia Wapichana e a senadora Eliziane Gama estiveram com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, reforçando o pedido de proteção aos indígenas e ao território, além da investigação dos casos. Na ocasião, o ministro garantiu a presença da Força Nacional de Segurança e a apuração dos crimes.
Visita
Os requerimentos da visita à terra indígena Arariboia foram aprovados nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
O pedido é de autoria da deputada Joenia Wapichana, em conjunto com os deputados Túlio Gadêlha (PDT-PE), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Bira do Pindaré.
Da Redação/Caminho Político
Com informações da assessoria da deputada Joenia Wapichana
Nenhum comentário:
Postar um comentário