Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

"PRÁTICA SOLIDÁRIA: Mato Grosso adere ao Programa Pátria Voluntária e indica cinco entidades sociais"

A primeira-dama Virginia Mendes, que tem forte atuação no voluntariado, aderiu ao programa federal a pedido da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro. Visando estimular a prática solidária, Mato Grosso aderiu ao Programa Pátria Voluntária do Governo Federal. Atendendo a um pedido da primeira-dama Michelle Bolsonaro, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, indicou cinco entidades que irão desenvolver iniciativas que motivem o cidadão mato-grossense a participar de ações transformadoras.A partir do dia 1º de fevereiro, os interessados poderão escolher uma entidade cadastrada, através do site www.patriavoluntaria.org, e participar de ações transformadoras em Mato Grosso, além de conhecer as iniciativas cadastradas por outros Estados. Esta etapa encerra dia 1º de março.
As instituições cadastradas de Mato Grosso são: Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, Associação de Pais de Amigos do Autista de Cuiabá (Ama), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC) e Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE).
Em Mato Grosso, o programa é coordenado pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). Para Virginia Mendes, que é voluntária em todas as ações sociais desenvolvidas à frente do Governo de Mato Grosso e uma grande incentivadora de ações com esse foco, todos podem contribuir de alguma forma, seja no bairro em que mora, na igreja, ou no trabalho.
“Ninguém chega a lugar algum sozinho e todo mundo um dia recebeu alguma ajuda, uma oportunidade. Alguns precisam mais do que outros e precisamos praticar o amor, a empatia e a solidariedade. Nossa sociedade anda muito carente disso. Todas as minhas ações são voluntárias e gosto de trabalhar junto com as pessoas. Durante estes anos tive a oportunidade de conhecer muita gente boa, de coração generoso que sempre apoia e ajuda. É sempre muito gratificante poder se doar ao próximo. Espero que tenhamos muitos voluntários em Mato Grosso”, afirmou a primeira-dama.
No total, 13 Estados brasileiros e o Distrito Federal uniram forças ao programa: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Todas as ações estarão disponíveis no site patriavoluntaria.org, que é a principal plataforma utilizada pelo programa federal. Voluntários com mais horas dedicadas às ações serão homenageados.
O Pátria Voluntária oferece oportunidades para que interessados pratiquem o voluntariado, além de reconhecer as iniciativas de trabalho voluntário desenvolvidas por organizações da sociedade civil, pelo setor público, empresarial ou por pessoas físicas.
Baseado no Decreto 9906/2019, que instituiu o programa, o conselho consultivo, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.
Vívian Lessa/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário