Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 8 de fevereiro de 2020

"ACESSO À JUSTIÇA: Advogado dativo garante mais dignidade aos necessitados, afirma Elaine Freire"

Em Mato Grosso, 35 comarcas não têm Defensoria Pública e contam com os serviços dos advogados dativos. Cabe ao Estado dar assistência jurídica gratuita para as pessoas que declaram hipossuficiência por meio da Defensoria Pública. Mas, nem sempre há defensores o suficiente para atender a demanda e há situações em que na comarca não possui Defensoria Pública. Neste caso, o Estado deve contratar ‘advogados dativos’. A advogada Elaine Freire atua há 11 anos na área jurídica, e presta serviço como advogada dativa em Mato Grosso. “Creio que o a função do advogado dativo perante a sociedade é de suma importância, pois facilita o acesso à justiça, consequentemente trazendo mais dignidade, principalmente, aos mais necessitados”.

De acordo com a advogada, no Estado de Mato a nomeação ocorre após o magistrado da comarca (fórum) publicar um Edital de cadastramento dos advogados interessados em atuar como dativo também chamado ad hoc.
Diante desse cadastramento o juiz vai nomeando conforme a necessidade. As nomeações são para atuar com ajuizamento e acompanhamento das ações, assistências em audiências, cíveis e criminais, quando necessário, para o acompanhamento de processos decorrentes da nomeação em audiência e ainda realização de Júris Populares.
Dra. Elaine Freire ressalta que o critério usado para garantir a assistência jurídica gratuita ao cidadão é a mesma utilizada pela Defensoria. O cidadão deve comprovar seu estado de hipossuficiente. Antes da nomeação do advogado dativo o cidadão assina um termo declarando sua impossibilidade de arcar com as custas processuais e os honorários.
Cabe ao Estado pagar os honorários arbitrado pelo juiz ao final da demanda (processo).
“Vale ressaltar que o pagamento de honorários não implica vínculo empregatício com o Estado e não assegura ao advogado nomeado direitos atribuídos ao servidor público”, detalha a advogada.
Dra. Elaine Freire destaca a grandeza do serviço prestado pelo advogado dativo à justiça e principalmente à sociedade. “Caso não existam advogados dativos na comarca onde não possui Defensoria Pública, certamente irá ocasionar um imenso abalo no direito de todos, pois o próprio direito de Ação fica evidentemente prejudicado”, contextualiza
Com a garantia da nomeação do advogado dativo fica assegurado a toda população da comarca o direito e acesso à justiça.
Toda a sociedade, detalha a advogada, tem garantia constitucional do acesso à justiça, também denominada de princípio da inafastabilidade da jurisdição, o princípio é de tamanha relevância que tem status de uma prerrogativa de Direitos Humano. Haja vista a Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos de São José da Costa Rica, da qual o Brasil é signatário.
“Sendo assim, todo aquele que não tiver condições financeiras de exercer a garantia constitucional do acesso à justiça, poderá requerer que lhe seja deferido os benefícios da Justiça Gratuita, ficando isento dos dispêndios financeiros. Diante de tamanha relevância, fica indispensável a atuação do advogado dativo”, finaliza a advogada Elaine Freire.
Sandra Carvalho/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos