
De Mato Grosso, a soja chega aos portos do rio Tapajós, onde é embarcada em direção aos mercados da Ásia.
Durante a solenidade, o senador lembrou da participação do coronel José Meirelles, que comandou equipes do 9º BEC na abertura da estrada a partir de Cuiabá, e dos militares do 8º BEC, responsáveis pelo trecho no Pará.
“A obra começou em 1974 e somente hoje, quase cinco décadas depois, concluímos essa odisseia”, diz o senador.
O governador Mauro Mendes também ressaltou a importância da obra e os benefícios que trará para a economia de Mato Grosso, mas não deixou de lembrar ao presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da importância de conclusão de outras rodovias e a implantação de ferrovias no Estado.
O ministro disse que a conclusão da BR-163 era um sonho que não conseguiu concretizar quando foi diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e agradeceu ao presidente a oportunidade de agora, como ministro, conseguir fazê-lo. Em resposta a Mauro Mendes, ele disse: “aguarde que muita coisa ainda virá”.
Já o governador Hélder Barbalho disse que o Pará vai permitir que o Brasil cresça, graças à logística de transportes e lembrou que ainda faltam 50 km de Itaituba até Santarém para serem pavimentadas e outros 150 km da Transamazônica.
“O futuro está nas mãos de quem trabalha. Juntos, vamos fazer mais que todos os que passaram”, disse o presidente.
Da Redação/Caminho Político
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