Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

"BR-163: a nova estrada da soja "

“A redução no custo do frete e a maior competitividade dos produtos agrícolas de Mato Grosso estão entre os resultados da conclusão da pavimentação da BR-163”. A opinião é do senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, que participou, nesta sexta-feira (14.02), da inauguração do último trecho de 51 km que ainda faltavam ser pavimentados. A solenidade contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e dos governadores Mauro Mendes (Mato Grosso) e Helder Barbalho (do Pará). “Esta será a nova estrada da soja”, disse o senador. Segundo ele, hoje pelo menos 18% dos grãos produzidos em Mato Grosso já são escoados pela rodovia e a previsão é de que esse volume chegue a 25%. E os resultados no custo do frete já são registrados. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), o preço já caiu até R$ 4 por saca após a pavimentação.
De Mato Grosso, a soja chega aos portos do rio Tapajós, onde é embarcada em direção aos mercados da Ásia.
Durante a solenidade, o senador lembrou da participação do coronel José Meirelles, que comandou equipes do 9º BEC na abertura da estrada a partir de Cuiabá, e dos militares do 8º BEC, responsáveis pelo trecho no Pará.
“A obra começou em 1974 e somente hoje, quase cinco décadas depois, concluímos essa odisseia”, diz o senador.
O governador Mauro Mendes também ressaltou a importância da obra e os benefícios que trará para a economia de Mato Grosso, mas não deixou de lembrar ao presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da importância de conclusão de outras rodovias e a implantação de ferrovias no Estado.
O ministro disse que a conclusão da BR-163 era um sonho que não conseguiu concretizar quando foi diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e agradeceu ao presidente a oportunidade de agora, como ministro, conseguir fazê-lo. Em resposta a Mauro Mendes, ele disse: “aguarde que muita coisa ainda virá”.
Já o governador Hélder Barbalho disse que o Pará vai permitir que o Brasil cresça, graças à logística de transportes e lembrou que ainda faltam 50 km de Itaituba até Santarém para serem pavimentadas e outros 150 km da Transamazônica.
“O futuro está nas mãos de quem trabalha. Juntos, vamos fazer mais que todos os que passaram”, disse o presidente.
Da Redação/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário