Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 2 de fevereiro de 2020

"DESTAQUE: Brasileiros em Wuhan pedem ajuda a Bolsonaro para sair da China"

Brasileiros em Wuhan fazem vídeo com apelo ao governo brasileiro para retirada de cidadãos da ChinaGrupo grava vídeo com apelo ao governo brasileiro para que promova a retirada de cidadãos da cidade chinesa, epicentro do novo coronavírus. Eles se dizem dispostos a passar por período de quarentena no Brasil.Um grupo de brasileiros na China gravou um vídeo para apelar ao governo de Jair Bolsonaro por auxílio na retirada de cidadãos do país em meio ao surto do novo coronavírus, que já soma mais de 14 mil infectados e 304 mortos, a grande maioria em território chinês.
O vídeo foi publicado neste domingo (02/02) no YouTube e mostra cerca de 15 brasileiros que se dizem residentes na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei, epicentro da doença. Eles garantem que nenhum deles está infectado com o vírus e se dizem dispostos a permanecer em quarentena quando retornarem ao Brasil.
Durante seis minutos, o grupo lê uma carta-aberta datada de 30 de janeiro, destinada ao presidente Bolsonaro e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
"Escrevemos-lhes esta carta para solicitar o auxílio do governo brasileiro no retorno ao nosso país. Somos homens, mulheres e crianças de vários estados e regiões do Brasil. Estudantes e trabalhadores, indivíduos e famílias de brasileiros na China."
Os brasileiros lembram que, diante do surto, vários países já começaram operações de retirada de seus cidadãos da região de Wuhan, com cooperação do governo local. Entre eles estão Alemanha, França, Reino Unido, Coreia do Sul, Índia, Turquia, Indonésia e Arábia Saudita.
"Isso demonstra que o governo chinês está aberto a ações desse tipo, e que não há, portanto, nenhum impedimento oficial, em nível local ou nacional, à repatriação de cidadãos brasileiros", diz um homem no vídeo.
"Esperamos que, como presidente da República Federativa do Brasil e na qualidade de representante máximo da diplomacia brasileira, vossas excelências nos deem todo o apoio de que precisamos neste momento de dificuldade", afirma uma mulher, pleiteando a repatriação.
Eles ainda deixam claro que, no momento em que a carta foi escrita, não havia qualquer caso de contaminação comprovada ou sintomas de infecção por coronavírus entre os brasileiros que assinam o documento.
O grupo também se diz "plenamente disposto" a passar pelo período de quarentena e observação após a chegada ao Brasil, além de "cooperar com o governo brasileiro a fim de prevenir o avanço da doença".
"Cientes de nossos direitos e deveres como cidadãos brasileiros, aguardamos uma resposta rápida e eficiente nesse momento de urgência", conclui uma criança nas imagens. O vídeo termina com cada um deles repetindo a frase "Brasil, a casa de todos nós".
Segundo dados oficiais, cerca de 11 mil brasileiros vivem atualmente na China e aproximadamente 40 deles estão na região de Wuhan.
O governo brasileiro não se pronunciou sobre o apelo do grupo em Wuhan. Questionado neste domingo pela BBC Brasil, o Planalto afirmou que não comentará o vídeo.
Bolsonaro vem rejeitando uma possível repatriação de brasileiros, nos moldes das operações implementadas por outros países, e também descartou o envio de aviões da Força Aérea à China.
Na sexta-feira, o presidente disse que não mandará buscar cidadãos até que o Congresso não promova uma lei que garanta a proteção dos brasileiros que estão no Brasil, incluindo a garantia de que cidadãos retornados passem por uma quarentena.
"Se não tiver redondinho no Brasil, não vamos buscar ninguém. A intenção do presidente não vai buscar ninguém. Quem quer vir para cá tem que se submeter aos trâmites de proteção dos 210 milhões que estão aqui", afirmou Bolsonaro.
O Brasil ainda não registrou nenhum caso confirmado de infecção por coronavírus. Segundo informou o Ministério da Saúde neste sábado, o número de casos suspeitos aumentou de 12 para 16, enquanto outros dez foram descartados pelas autoridades de saúde.
São Paulo concentra metade dos casos suspeitos, enquanto o Rio Grande do Sul tem quatro, Santa Catarina, dois, Paraná, um, e Ceará, um.
EK/ap/fpa/efe/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos