Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 16 de fevereiro de 2020

"O Planalto, agora, é todo militar"

A confirmar-se a nomeação do general Walter Braga Netto para a a Casa Civil da Presidência da República, o Palácio do Planalto se torna, virtualmente, uma instituição militar, porque coabitarão ali o general Heleno (GSI), o general Luiz Ramos (Secretaria de Governo) e o major reformado da PM, Jorge Antonio Oliveira, na Secretaria-Geral. Os efeitos, claro, não podem ser bons.
Afinal, quando o Exército invade e ocupa a política, nada mais natural que a política também invada o Exército. Discreto, Braga Netto não é um politiqueiro como seu colega Ramos, que já no comando militar de São Paulo espalhava-se em churrascos e selfies com políticos.
Embora Onyx Lorenzoni já fosse pouco mais que um zero à esquerda, ainda era um deputado e tratar com milico, afinal, não é das coisas mais agradáveis para os parlamentares.
A relação, que já é ruim, tende a piorar.
Braga Netto traz, também, um inconveniente: tem-se de achar uma função para ele e certamente não serão as jurídicas, em parte já podadas da Casa Civil para o amigo e homem de confiança Jorge Oliveira, que vão atrair o novo general.
Pensar que ele vá assumir missões estratégicas esbarra no fato de que este governo não tem estratégia alguma.
A impressão é que Bolsonaro está se fechando num casulo militar, dada a sua incapacidade de articular-se na política.
Casulos, como se sabe, são protetores, mas são também prisões das quais só as larvas que se desenvolvem são capazes de sair, rompendo-os quando estão suficientemente fortes.
Não parece ser o caso da larva em questão.
Fernando Brito, no Tijolaço/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário