Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

"Senado aprova audiência para debater obra paralisada do VLT"

A situação do Veículo Leve sobre Trilhos, na Grande Cuiabá, é um tema de grande relevância pública, segundo o senador Wellington Fagundes. A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11, realização da audiência pública para debater a atual situação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. Do pacote de obras da Copa do Mundo de 2014, o empreendimento de mobilidade urbana encontra-se paralisado. O requerimento para o debate foi formulado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), vice-presidente da CI e presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional.
A data da audiência será definida em comum acordo com os participantes convidados que constam do requerimento. São eles: o governador Mauro Mendes, o ministro Rogério Marinho, de Desenvolvimento Regional; os prefeitos Emanuel Pinheiro, de Cuiabá, e Lucimar Campos, de Várzea Grande; o presidente da Assembleia Legislativa, José Eduardo Botelho; Marco Antônio Cassou, do Consórcio VLT; e um representante da Caixa Econômica Federal.
Também devem participar o consultor Jean Carlos Pejo; José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e João Pedro Valente, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT). “Eventualmente, outros nomes poderão ser apresentados para esse debate” – disse o senador do PL. Fagundes explicou que as comissões do Senado promovem audiência pública com a participação de autoridades, especialistas ou entidades da sociedade civil para instruir matéria que se encontre sob seu exame, bem como discutir assunto de interesse público relevante. Segundo ele, a questão do VLT na Grande Cuiabá é um tema de grande relevância pública, envolvendo duas das maiores cidades do Estado de Mato Grosso.
“É uma oportunidade para instruirmos posicionamentos e retirar dúvidas. Sobretudo agora, com a mudança ocorrida no Ministério do Desenvolvimento Regional, com a saída do ministro Gustavo Canuto e a entrada de Rogério Marinho” – explicou.
Ao defender a realização da audiência, Wellington ressaltou que a mudança no Ministério, inclusive, provocou o adiamento de uma reunião que estava prevista para segunda-feira, dia 10, entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Governo de Mato Grosso. Na reunião, segundo Fagundes, o Governo Federal deveria apresentar detalhes dos estudos técnicos sobre a viabilidade do VLT, que estão sendo feitos por um Grupo de Trabalho criado pela secretaria governamental. O grupo analisa alternativas para reestruturação do modal.
“Temos uma ferida exposta que precisa ser fechada” – insistiu o senador, ao destacar, inclusive, o impacto que a paralisação representa para o comércio, já que os trilhos estão implantados em meio às duas cidades, em regiões de forte apelo empresarial.. O senador reafirmou a importância da convergência de esforços e considera que os debates são fundamentais. “Precisamos de uma solução” – acrescentou.
Da Assessoria
Foto: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos