Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 6 de março de 2020

"A condição da mulher cuiabana três anos depois"

Sem dúvidas o ano de 2019 entrou para a história de Cuiabá no que se diz respeito aos avanços nas políticas públicas direcionadas à mulher. Porém, há pouco mais de três anos, lá em 2017, quando assumimos a gestão municipal, já começávamos a dar os primeiros passos para essa transformação social. De promessa de campanha a um dos principais programas da gestão municipal, o Hora Estendida seria a primeira grande ação impactante na vida da mulher cuiabana, pois proporcionaria maior segurança social àquelas mães solteiras que trabalham o dia todo e, em muitos casos, não conseguiam chegar na creche no horário para buscar seu filho e acarretavam assim problemas com o conselho tutelar. A simples reorganização administrativa do horário de trabalho do servidores viria a proporcionar 1 hora e meia a mais para essas mães buscarem seus filhos, mães essas que trabalham longe de suas casas, em casos até mais de 20 km distante e somado a toda rotina urbana (trânsito, ônibus e afins), não conseguiam chegar a tempo.
Essa primeira conquista já nos primeiros meses da administração nada se relaciona diretamente com todo o conjunto de políticas que se desencadearia anos depois, mas demonstrava o desejo da transformação social para as nossas mulheres, principalmente àquelas menos favorecidas.
Um ano mais tarde, colocaríamos em prática um grande sonho meu, o programa Qualifica Cuiabá 300 anos, o qual já trabalhávamos em sua formatação desde o ínicio da gestão. Nosso desejo foi além, pois os cursos de qualificação oferecidos gratuitamente eram para toda a sociedade de uma maneira geral, entretanto, ao fim da 1ª edição, constataríamos a participação maciça das mulheres.
Com mais de 80% da vagas ocupadas pelo público feminino, passamos olhar para o programa de uma outra forma, principalmente quando relacionado ao grave problema social da violência doméstica e familiar gerado, em muito casos, pela dependência financeira da mulher ao seu companheiro.
O engajamento das mulheres nos mais variados cursos oferecidos nos levou a enxergar o Qualifica 300, como é popularmente conhecido, com outros olhos, como um mecanismo no combate à violência contra mulher dado os números de quê 30% das vítimas de violência doméstica não denunciam por dependerem economicamente de seus cônjuges/companheiros.
Em 2019, lançamos a 2ª edição com o dobro de vagas (3 mil) em relação as ofertadas no ano anterior e promovemos uma edição para o Mês da Mulher com 780 vagas para cursos específico para mulheres já sob a ótica do combate à violência doméstica e familiar.
Se pararmos para analisar matematicamente, 2018 foram registrados 3.054 casos de agressão contra mulher em Cuiabá, sendo que o Qualifica 300 é a porta de saída do ciclo de violência para 30% dessas vítimas dependentes financeiramente de seus cônjuges, ou seja, em tese, estaríamos ajudando em torno de 916 a sair desse grave problema social.
Consolidamos esse programa como a maior política pública do município direcionada à mulher, tanto que ele foi o estopim para o criação da rede única com diversas instituições e os três poderes em prol de ações conjuntas no combate à violência doméstica.
Após chamar a atenção do judiciário, o Qualifica passou a contar com encaminhamento de órgãos de defesa da mulher como a Defensoria Pública e entre outros culminando em reuniões estratégicas que mais tarde resultaria na assinatura do Termo de Convênio com o Tribunal de Justiça estabelecendo da inédita e história Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá.
Nesse espaço tempo ainda contaríamos com a reforma total da Nova Casa de amparo, local institucional direcionado à acolhimento de mulheres vítimas de agressão. A política pública voltada à mulher agora têm novo espaço de 608,46 m² e seus 29 cômodos totalmente revitalizados.
Toda essa gama de ações e políticas passará a se concentrar na inédita Secretaria Municipal da Mulher, anunciada durante a assinatura do Termo de Convênio com o Tribunal de Justiça. Cuiabá será a oitava capital brasileira a possuir um órgão específico para o desenvolvimento de ações e proporcionará maior fomentação na implementação de novas políticas que visam a igualdade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e violência doméstica.
Após três anos de muito trabalho, aprendizado e experiência, chegamos em 2020 diante de uma nova era, um novo tempo para a mulher cuiabana. Existe mais crença nas instituições e mais resultados eficazes: encerramos 2019 com nenhum caso de feminicídio e os índices de violência doméstica reduzidos.
Assim como fala o nossa querida amiga e colega desembargadora Maria Erotildes Kneip, queremos colocar Cuiabá como referência nacional nas políticas para as mulheres e estamos caminhando a passos largos para esse objetivo que com certeza em 2020 colocará Cuiabá como a Capital Nacional da Mulher.
Márcia Pinheiro é primeira-dama de Cuiabá, empresária, pós-graduada em Gestão Pública e presidente estadual da Virada Feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos