
O desembargador explicou ainda que o Adauto Botelho, hoje Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS), é composto pelas unidades: Centro de Apoio Psicossocial para Dependentes Químicos – CAPS AD; Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, Unidade II Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho – Internação (masculina e feminina), Pronto Atendimento e Unidade II. No entanto, segundo o magistrado, não há espaço físico específico para o atendimento psicossocial voltado especificamente para a mulher. “As mulheres até agora não tem atenção nenhuma. Com essa ajuda do deputado Max, poderemos mudar essa realidade em nosso estado”, argumentou.
O deputado Max Russi tem defendido o cumprimento dos direitos da mulher em MT. São 4 projetos e lei e diversos requerimentos, impondo a efetivação de medidas protetivas e resguardando o público feminino de qualquer tipo de violência. Assim como em maio do ano passado solicitou a audiência pública "Trabalho Igual, Salário Igual”, Russi agora volta às atenções do estado a saúde mental.
Ele se prontificou em intervir, para que o projeto saía do papel. Max está otimista e acredita que logo será dado início as tratativas. “Me reuni com o desembargador, que nos trouxe essa demanda, nos fez essa cobrança e nos colocou essa sugestão. Em nosso Estado fica muita clara essa necessidade de artender as mulheres, que estão desemparadas nessa área. Vamos atrás do projeto e organizar para que seja efetivado”, assegurou.
Max Russi destaca ainda que maio é o mês onde são adotadas diversas frentes em busca do cumprimento dos diretos da mulher, no entanto a atenção psicossocial ao público feminino não tem sido algo tão destacado em Mato Grosso.
O Hospital Adauto Botelho foi inaugurado em 1957 através de um acordo firmado entre o Estado e o Serviço Nacional de Doenças Mentais. Foi reinaugurado em 1993 com a denominação de Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS), ainda vinculado à Secretaria Estadual de Saúde pela lei de nº 6.191 de 10/03/93. Atualmente atende a 23 mulheres e 25 homens.
Assessoria/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário