Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 17 de março de 2020

"CORONAVÍRUS: Anti-inflamatórios podem agravar infecções por coronavírus?

Tubo contendo teste positivo para o coronavírusEstudo alertou para possíveis riscos causados pelo uso de anti-inflamatórios como Ibuprofeno e cortisona no tratamento da covid-19. Pacientes sob tratamento devem consultar médico antes de suspender ou tomar o remédio.Uma mensagem publicada no Twitter pelo ministro da Saúde da França, Olivier Verán, no último sábado (14/03) sobre o uso de anti-inflamatórios em pessoas infectadas pelo coronavírus Sars-Cov-2 chegou a causar confusão entre os usuários desse tipo de medicamento ao redor do mundo. "O uso de anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona...) poderia ser um fator de agravamento da infecção", escreveu o ministro, que aconselhou o uso de remédios à base de paracetamol em caso de febre.Na plataforma LinkedIn, o diretor-geral nacional da Saúde, Jérôme Salomon, também desaconselhou o uso dos chamados anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs, na sigla em inglês). Além do Ibuprofeno, os princípios ativos ácido acetilsalicílico (ASS, Aspirina) e Diclofenaco (como o Cataflam) fazem parte desse grupo.
A base para a afirmação do ministro francês é uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet na semana passada (11/03). Os autores do estudo que investiga se pacientes hipertensos e com diabetes correm maior risco de contrair infecções com a doença respiratória covid-19, causada pelo coronavírus, lembram o fato de que o Ibuprofeno aumenta a presença de uma molécula conhecida como ECA2 (similar à chamada enzima conversora de angiotensina, ou ECA) nas células.
De acordo com a The Lancet, patógenos de coronavírus que infectam seres humanos, como o Sars-Cov-2 alvejam as células-hóspedes por meio da ECA2, presente em células no pulmão, no intestino, nos rins e em vasos sanguíneos.
A ECA2, portanto, é o receptor pelo qual o coronavírus penetra nas células das pessoas infectadas. E muitas pessoas hipertensas, diabéticas ou com doenças cardiovasculares usam os chamados inibidores de ECA, molécula que contribui para elevar a pressão no sangue. "A hipertensão também é tratada com inibidores de ECA, o que resulta num maior número de ECA2" no organismo, diz o estudo.
A hipótese dos autores é de que usar medicamentos como o Ibuprofeno pode aumentar o número de receptores usados pelo coronavírus para entrar nas células. "A ECA2 também pode aumentar por (...) Ibuprofeno. (...) Consequentemente, o aumento da expressão de ECA2 poderia facilitar a infecção pela covid-19. Assim, levantamos a hipótese de que o tratamento de diabetes e hipertensão por medicamentos que estimulam a ECA2 aumenta o risco de desenvolver covid-19 grave e fatal", continua o texto.
"Se a hipótese for confirmada, isso poderia levar a um conflito de tratamento, porque a ECA2 reduz a inflamação e foi sugerida como uma nova terapia potencial para doenças inflamatórias pulmonares, câncer, diabetes e hipertensão", avaliam os autores.
De acordo com o vespertino francês Le Monde, os anti-inflamatórios não esteroides como o Ibuprofeno estão entre os medicamentos mais utilizados para automedicação na França – entre eles, remédios contra a dor e contra a febre. A Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde (ANSM) já chegou a alertar contra o uso desse tipo de analgésico e antitérmico por diversas vezes, determinando que eles não seriam mais vendidos sem prescrição a partir de 15 de janeiro. "Esses medicamentos são seguros e eficazes quando são utilizados corretamente, mas apresentam riscos quando usados de forma inadequada", diz comunicado da agência.
Citada pelo Monde, a virologista Astrid Vabret alerta que anti-inflamatórios "podem mascarar sintomas e ter efeitos colaterais imprevistos". Neste sentido, a ANSM recomenda que se privilegie o paracetamol, estando atento para a superdosagem, que pode causar danos ao fígado.
Já na Alemanha, os médicos pedem que os pacientes falem primeiro com o médico antes de iniciar ou interromper qualquer tratamento e que não confiem em mensagens que circulam em redes sociais como o WhatsApp.
Jonas Schmidt-Chanasit, do Instituto Bernhard-Nocht para Medicina Tropical, em Hamburgo, disse que consegue imaginar que especialmente o ASS, mas também o Ibuprofeno, não ajudem a melhorar a doença pulmonar covid-19. "O Ibuprofeno inibe a coagulação do sangue; isso seria uma indicação possível (de que o medicamento possa aumentar o risco de hemorragias internas com a doença)", disse ao jornal televisivo Tagesschau.
Ao mesmo tempo, não existem evidências de que haja relação entre o uso de anti-inflamatórios e agravamento da covid-19. "Sabemos pouco sobre a patogênese do Sars-Cov-2. Não temos dados clínicos suficientes", afirmou.
A Agência Nacional de Saúde da Suíça também destacou que, no momento, "não há evidências concretas de que esse tipo de medicamento piora a doença. Houve casos isolados em que se observou que eles pioram a evolução da doença, mas isso não foi provado. Há investigações em curso", diz comunicado do órgão.
Até a divulgação de resultados conclusivos, a agência recomenda uma "atitude cuidadosa em relação ao uso de medicamentos com base no ibuprofeno: normalmente, tratar febre não é necessário". Pessoas que, independentemente da covid-19, usam esse tipo de anti-inflamatório num longo prazo, não deveriam interromper o tratamento, falando diretamente com o médico ou autoridades do setor de saúde em caso de uma infecção aguda das vias respiratórias (tosse e febre), diz o órgão.
RK/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos