Complexo Hospitalar de Cuiabá

Complexo Hospitalar de Cuiabá
CENTRAL DE ATENDIMENTO 55 65 3051-3000

Águas Cuiabá

Águas Cuiabá
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé 78050-667 - Cuiabá / MT 0800 646 6115

Prefeitura de Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

quarta-feira, 25 de março de 2020

"Coronavírus e crianças: psicopedagoga ensina alternativas em meio à quarentena"

Com planejamento prévio, psicopedagoga afirma que é possível passar pelo momento de uma forma mais leve. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina de muitos brasileiros. Em Mato Grosso, medidas tomadas pelos governos estadual e municipal decretaram nas últimas semanas o fechamento das escolas até o início de abril. O prazo pode ser prorrogado caso necessário. Para muitos pais, o desafio do que fazer com as crianças e adolescentes começou tão logo os anúncios foram sendo realizados. “Não só as escolas fecharam, como os shoppings, parques e locais em que poderiam ser uma opção de lazer. Resta a casa e isso, de fato, pode ser um grande desafio, já que quanto menor a criança, mais atenção e cuidados ela exige. Mas, há solução”.
A fala é da psicopedagoga há quase quatro décadas, Ivete Barros. A frente do Educandário Jardim das Goiabeiras, Ivete anunciou o encerramento momentâneo das atividades da escola na última sexta-feira (20.03) e, segundo ela, a primeira reação dos adultos foi de desespero.
“É algo atípico para qualquer um de nós, mas o primeiro passo é acalmar esses pais e sugerir que voltem no tempo em que eram crianças, que façam um planejamento de pelo menos 15 dias para brincar com os filhos. É possível, mas é preciso ter disciplina”, completa.
Dentre as brincadeiras ‘do tempo de criança” dos adultos, Ivete sugere jogos como dominó, damas e xadrez ou ainda elástico, quebra-cabeças, mímicas e até mesmo partir para a cozinha. “Os pequenos podem encarar como uma aventura fazer um cupcake ou reunir alimentos para fazer um piquenique, mesmo que seja na sala ou na varanda de casa. Além disso, todos esses jogos envolvem raciocínio ou movimento e fazem com que as crianças fiquem ativas e também aprendam”, pontua.
Para a psicopedagoga, o que deve ser evitado são as telas. “Eu sei que é comum, principalmente nos dias de hoje, que os pais envolvidos em sua rotina deem tablets ou smartphones para os pequenos assistirem desenhos e filmes ou ainda jogar. A minha proposta é que eles evitem os jogos e interajam com os filhos. O momento não é fácil, mas pode ser encarado como uma oportunidade de conviver e aprender em família”, diz.
O EDUCANDÁRIO – Além de ofertar o Sistema Maxi de Ensino, o Complexo Educandário Jardim das Goiabeiras também apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório e sala para filmes/descanso.
A escola conta com uma equipe de pedagogos especialistas em Educação Infantil, psicóloga, nutricionista, enfermeira, bióloga, auxiliares – bem como professores de língua inglesa, de balé, de artes e de música, educação física e pilates.
O Educandário Jardim das Goiabeiras atende alunos de quatro meses a seis anos e está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá. A novidade para 2020 também é o atendimento de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Mais informações pelo telefone (65) 99976-9516.
ZF PRESS/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos