Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 18 de março de 2020

"CORONAVÍRUS: Vereador Luis Claudio solicita home care a idosos com suspeita de Covid-19"

A medida proposta visa diminuir a exposição dos idosos a ambientes de aglomeração, fazer uma coleta ágil de material para exame laboratorial e diagnóstico. Após anunciada a situação de pandemia no mundo e um caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) em Cuiabá, o vereador Luis Claudio (Progressistas) protocolou nesta quarta-feira (18) um ofício ao secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, solicitando equipes de “home care” aos pacientes idosos com suspeita do Covid-19, na capital mato-grossense.
Já existem 370 casos no Brasil, porém registrados pelo Ministério da Saúde, ontem (17), foram 291 casos. São Paulo segue com o maior número de casos e já se confirma por lá as três mortes no país, sendo todos idosos.
A medida proposta visa diminuir a exposição dos pacientes idosos com suspeita do Covid-19 a ambientes de aglomeração, fazer uma coleta ágil de material para exame laboratorial e diagnóstico, além de ser um atendimento preventivo, capaz de evitar casos fatais da doença. Principalmente a idosos com idade superior a 60 anos, sendo mais graves com mais de 70 anos.
“É muito importante termos este cuidado com os nossos idosos. E em respeito a eles, que tanto contribuíram na vida, na certeza de obter um tratamento de saúde mais humanizado e preferencial, levamos em consideração a urgência que o momento requer”, destaca o vereador Luis Claudio.
O momento agora é de quarentena. A Câmara Municipal de Cuiabá, entre outros órgãos públicos estão fechados como medida de prevenção, para conseguir reduzir a circulação e evitar aglomerações, para evitar a propagação do vírus.
SINTOMAS E FÁCIL PROLIFERAÇÃO
Febre, cansaço e tosse seca são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia, por isso, em alguns casos a pessoa tem a doença e nem sabe, o que causa a proliferação mais rápida.
Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sentem dificuldade para respirar.
O Covid-19 pode sobreviver fora do organismo humano por várias horas ou até três dias em determinadas superfícies.
O vírus pode sobreviver por mais tempo em plástico ou aço inoxidável, chegando a dois ou três dias de sobrevida. No ar, ele pode permanecer por três horas. Em cobre, resiste por quatro horas. Em papelão, por 24 horas.
CUIDADOS
Entre outros cuidados para salvar vidas, a proposta é evitar sair a lugares públicos, como bancos, supermercados, shoppings centers, bares, restaurantes, atividades culturais e de entretenimento. A ideia é ficar em casa.
Também lavar constantemente as mãos com água e sabão, passar álcool em gel 70, tomar vários banhos diários, utilizar de máscara, lembrando que ela tem validade de duas horas. Após, coloque a máscara no lixo e depois lave muito bem as mãos com água e sabão ou gel desinfetante.
Beatriz Saturnino/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos