SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

Loja Oficial - Casa Prado

Loja Oficial - Casa Prado
Camisetas, Polos, Calças, Bermudas, Sapatos e Acessórios de Qualidade na Casa Prado!

terça-feira, 17 de março de 2020

"CRM-MT pede ao governo a suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos e universitários"

Como medida administrativa para se evitar a infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) notificou, via ofício, o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, Dr. Gilberto Gomes De Figueiredo, sugerindo a edição de uma portaria para que sejam suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos e universitários do Estado por tempo indeterminado. “Estamos cientes das medidas tomadas pelo Governo de Mato Grosso no sentido de restringir a circulação do vírus Covid-19 entre a comunidade, porém sabemos, que de acordo com os dados epidemiológicos de outros países que estão passando pela fase de infecção comunitária, que muitas das pessoas infectadas necessitarão de assistência médica e até de UTI, o que sabidamente trará uma sobrecarga do sistema com uma demanda maior de leito de UTI e respiradores”, diz trecho do documento.
De acordo com a presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, diante da declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a situação de Emergência em Saúde Pública, devido à pandemia causada pelo Covid-19, o evento é complexo e demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde para identificação da etiologia dessas ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos.
Além da suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivo, e objetivando o controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, sugere-se que as atividades ambulatoriais de menor complexidade também sejam suspensas para que se evitem aglomerações de pacientes, reduzindo o risco de disseminar o Covid-19.
Contudo, esta medida restritiva não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como, os procedimentos cirúrgicos de Urgência e Emergência.
A presidente destaca que o CRM-MT está à disposição para juntar esforços com a Secretaria de Estado de Saúde em benefício da nossa população.
Walmir Santana/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos