Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de março de 2020

"CRM-MT pede ao governo a suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos e universitários"

Como medida administrativa para se evitar a infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) notificou, via ofício, o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, Dr. Gilberto Gomes De Figueiredo, sugerindo a edição de uma portaria para que sejam suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos e universitários do Estado por tempo indeterminado. “Estamos cientes das medidas tomadas pelo Governo de Mato Grosso no sentido de restringir a circulação do vírus Covid-19 entre a comunidade, porém sabemos, que de acordo com os dados epidemiológicos de outros países que estão passando pela fase de infecção comunitária, que muitas das pessoas infectadas necessitarão de assistência médica e até de UTI, o que sabidamente trará uma sobrecarga do sistema com uma demanda maior de leito de UTI e respiradores”, diz trecho do documento.
De acordo com a presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, diante da declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a situação de Emergência em Saúde Pública, devido à pandemia causada pelo Covid-19, o evento é complexo e demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde para identificação da etiologia dessas ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos.
Além da suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivo, e objetivando o controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, sugere-se que as atividades ambulatoriais de menor complexidade também sejam suspensas para que se evitem aglomerações de pacientes, reduzindo o risco de disseminar o Covid-19.
Contudo, esta medida restritiva não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como, os procedimentos cirúrgicos de Urgência e Emergência.
A presidente destaca que o CRM-MT está à disposição para juntar esforços com a Secretaria de Estado de Saúde em benefício da nossa população.
Walmir Santana/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário