Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de março de 2020

"Coronavírus: Prefeitura de Tapurah anuncia medidas de prevenção em Tapurah contra a doença "

A Prefeitura de Tapurah, através do DECRETO Nº20/2020 de 17/03/2020 dispõe sobre a prevenção do Coronavírus e estabelece medidas temporárias e emergenciais para evitar o contágio pelo Coronavírus (COVID-19) à população de Tapurah. A partir de segunda-feira, dia 23/03, as aulas, oficinas culturais, escolinhas de esportes e atendimentos no CRAS estarão suspensos. Esse momento de pandemia global exige o máximo de precaução para evitar que o cenário se agrave, as medidas visam principalmente a prevenção e a proteção da população tapuranse.
A Prefeitura de Tapurah, anunciou as medidas para conter o contágio do novo coronavírus, COVID-19. Entre elas, os servidores maiores de 60 anos e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19 poderão optar pela execução de suas atividades por teletrabalho (home office), em caráter temporário, cujos critérios de medição serão firmados entre o servidor e o representante de sua unidade de lotação.
O prefeito Iraldo Ebertz explicou a decisão. “Reunimos todo o secretariado e a equipe de Vigilância Epidemiológica para definirmos quais ações são necessárias neste momento. A cidade não registrou nenhum caso, mas o decreto é uma medida necessária para prepararmos o município, dando agilidade de resposta quando necessário”, finaliza o Prefeito.
A Coordenadora de Atenção Básica, Vivian Ferreira, deixou claro que são iniciativas de prevenção. “Não há razões para pânico, mas sim para tomarmos as medidas preventivas que são avaliadas. A medida leva em consideração a existência de pandemia da doença declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além das recomendação expedidas pelo Ministério da Saúde”, contou Vivian.
A Secretária de Administração e Educação Geovania Melchior reafirma sobre as aulas. “Ficam suspensas as atividades escolares, públicas e particulares, incluindo escolinhas esportivas e de ensino superior, no período do dia 23/03/2020 a 05/04/2020, a título de antecipação do recesso escolar do meio do ano”, finalizou a Secretária.
Portanto, fica decretado uma série de medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. Entre elas, a suspensão das aulas na rede municipal entre os dias 23 de março e 5 de abril. As medidas anunciadas foram discutidas e serão monitoradas e verificar o efeito delas. Após dia 05/04, podem ser suspensas ou tomar novas medidas.
Orientações: Pessoas com histórico de viagem para países com transmissão e/ou pessoas que tiveram contato com viajantes e que apresentem febre associada a sintomas respiratórios nos últimos 14 dias devem ficar em alerta; Em caso de febre, é fundamental buscar por atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, informando sobre os sintomas.
Prevenção
As principais medidas são:
* Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
* Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
* Lavar bem as mãos com água e sabão;
* Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres.
Maurício Dalepiane/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário