Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 8 de março de 2020

"RONDONÓPOLIS: Irmã Maria: uma mulher de fibra na direção do Sagrado Coração"

“Os desafios são inúmeros, mas com a colaboração de todos conseguimos vencê-los”. A irmã Maria de Fátima de Souza, é muito mais que a diretora da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis (212 quilômetros ao Sul de Cuiabá). Desde 2013, ela conduz com seriedade o processo educacional daquela unidade escolar, uma das mais tradicionais da cidade. “Como negra, religiosa consagrada a Deus, decidi colocar-me a serviço de meus irmãos e irmãs trabalhando na educação pública”, ressalta. Para a diretora, formada em educação física, o ponto positivo de trabalhar na educação pública é constatar, com gestos concretos, o carinho de ex-alunos. Irmã Fátima considera gratificante perceber o reconhecimento e a valorização do conhecimento da comunidade. A gestora cita que também é recompensador o despertar de cada criança no seu processo de aprendizagem, assim como a disposição dos profissionais da educação.
“Os desafios são inúmeros. Na condição de diretora, são muitos mesmo. Mas com a colaboração de todos conseguimos vencê-los”, comemora.
Em curto período de trabalho na direção conseguiu, junto com a comunidade escolar otimizar o espaço escolar ampliando mais três salas de aula atendendo mais de 170 novos alunos.
“A irmã Fátima fez mais que isso. Conseguiu colocar em prática vários projetos, ressaltar a qualidade de ensino da rede pública”, assinala a assessora pedagógica Izabel Paulina Gonçalves.
Irmã Fátima sempre teve um espírito de solidariedade humana e atuou na África como missionária. Dois anos após assumir a direção da Escola São José Operário, a religiosa foi morar em Angola, retornando em 2006 a Rondonópolis. Nos quatro anos seguintes trabalhou na Sagrado Coração.
Em 2012 seguiu para Cotriguaçu (950 quilômetros a noroeste da capital), de onde retornou para assumir a direção da escola no ano seguinte.
Adilson Rosa/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário