Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 19 de março de 2020

"Wellington e Weintraub discutem atuação de universidades no combate ao Covid-19 em MT"

Visualização da imagemMinistro da Educação se compromete em estudar medidas propostas por Fagundes no combate ao Coronavírus. Líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) teve audiência nesta quarta-feira, 18, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Eles trataram de medidas para atuação das universidades federais, por meio dos hospitais universitários, no combate ao Coronavírus.A audiência aconteceu por videoconferência, medida protetiva contra o avanço da doença.
Fagundes apresentou ao ministro pedido para que sejam entregues às universidades federais kits para realização dos testes do SARS Cov-2. Ele apelou ao ministro que, diante do quadro de proliferação do Coronavírus, trata-se de uma “necessária e importante oportunidade” do MEC inserir as universidades nesse atual momento de grave preocupação mundial.
Ele informou ao ministro que as universidades federais possuem o chamado RT-PCR, recurso da biologia molecular para realização do diagnóstico definitivo do coronavírus. Também dispõe de professores e técnicos para operá-lo. No entanto, considera que os kits nas universidades e hospitais universitários seriam interessantes para um primeiro teste do SARS CoV-2, aliviando a pressão que já é forte na estrutura da saúde pública.
O ministro Weintraub se comprometeu com o senador a tratar do pedido junto à sua equipe técnica e também com o Ministério da Saúde. Ele enfatizou a preocupação do senador mato-grossense com a elevação da qualidade do ensino superior e citou a luta desenvolvida para implantação da Universidade Federal de Rondonópolis, a UFR. Weintraub informou também que o MEC, neste momento, tem feito todos os esforços para garantir os insumos essenciais de higiene nas instituições de ensino superior.
Na videoconferência, Fagundes aproveitou para pedir ao ministro atenção especial para o fortalecimento da estrutura de saúde dos hospitais universitários. Ele lamentou o fato de o novo Hospital Universitário de Cuiabá estar com suas obras paralisadas e assim permanecer assim por quase cinco anos, ainda que com recursos de convênio na conta do Governo do Estado.
“É lastimável. Se, há seis anos, as obras tivessem continuado, buscando-se uma solução adequada em menor espaço de tempo possível, certamente esse novo Hospital Universitário estaria pronto e integrando a rede de atendimento da população, sobretudo neste momento de grave preocupação. E até quem sabe auxiliando nas pesquisas” – disse. Em fevereiro, o Governo do Estado publicou o edital para nova a licitação que culminará na retomada da obra do novo Hospital Universitário.
A previsão é que a licitação aconteça em 13 de abril
e que o complexo seja entregue em três anos e meio. Como parte do convênio da UFMT com o Estado, R$ 96 milhões da UFMT estão reservados em uma conta específica, aguardando o início da construção.
Da Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos