Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 1 de maio de 2020

"AGU não entrega exames de covid-19 de Bolsonaro à Justiça"

Jair Bolsonaro usando máscaraAdvocacia-Geral da União não cumpre determinação judicial que pedia laudos do exame para coronavírus do presidente. Juíza federal dá 48 horas para governo apresentar o documento, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.A Advocacia-Geral da União (AGU) não cumpriu uma determinação da Justiça que ordenava a entrega de todos os testes de covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 18 de março. Ao contrário, a AGU apresentou nesta quinta-feira (30/04) apenas um relatório médico da coordenação de saúde da presidência, emitido naquela data.
Na última segunda-feira, a juíza Ana Lúcia Petri Betto deu prazo de 48 horas para a apresentação dos "laudos de todos os exames" feitos pelo presidente, afirmando que o cidadão tem o direito de saber do estado de saúde do mandatário.
"No atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial, quanto aos deveres de informação e transparência", afirmou a juíza. "Repise-se que 'todo poder emana do povo' (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito."
A AGU afirmou em nota que o documento apresentado é um "relatório médico emitido em 18 de março de 2020 pela Coordenação de Saúde da Presidência da República, no qual é atestado que o presidente da República é monitorado pela respectiva equipe médica, encontrando-se assintomático, tendo, inclusive, realizado exame para detecção da covid-19, nos dias 12 e 17 de março, com o referido exame dando não reagente (negativo)".
Nesta quinta-feira, a juíza Petri Betto voltou a determinar que o governo federal apresente os laudos de todos os exames feitos por Bolsonaro. A medida deve ser cumprida em 48 horas, sob pena de multa de 5 mil reais por dia.
Em março, o presidente fez uma viagem oficial aos Estados Unidos. Após o retorno ao Brasil, ao menos 15 integrantes da comitiva presidencial foram diagnosticados com covid-19, inclusive o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten. Bolsonaro foi examinado, mas jamais apresentou os resultados dos testes, apenas afirmou que eles deram negativo.
Após apresentar os documentos à Justiça Federal de São Paulo, a AGU pediu a "extinção do processo". Petri Betto, porém, considera que "a recusa no fornecimento dos laudos dos exames é ilegítima, devendo prevalecer a transparência e o direito de acesso à informação pública".
A entrega dos resultados dos testes foi pedida como parte de um processo judicial movido pelo jornal O Estado de S. Paulo, que pediu acesso aos laudos dos exames.
RC/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário