Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"DIREITO DO CONSUMIDOR: Má prestação de serviços públicos pode gerar indenização por danos morais e materiais, alerta advogada"


Fornecimento de energia é bem essencial e danos causados independem da existência de culpa da concessionária. A energia elétrica é um bem essencial à vida humana, de acordo com a Constituição Federal, Código do Consumidor e Anatel, e ela deve ter fornecimento adequado e contínuo. De acordo com a advogada Elaine Freire, de Cuiabá (MT), caso ocorra falha na prestação de serviço, o consumidor deve buscar seus direitos perante os órgãos de proteção ou pelo Poder Judiciário e pode ser indenizado por danos materiais e morais, dependendo do caso.

 Freire traz como exemplo o caso de um consumidor de 84 anos, morador do distrito de Mimoso, distrito localizado a 104km de Cuiabá e que pertence ao município de Santo Antônio do Leverger, um dos inúmeros consumidores que sofrem com a má prestação de serviços de energia elétrica. 
“São enormes os danos e prejuízos constantes que ocorrem na queima de aparelhos, principalmente a bomba que manda água para dentro de sua casa, geladeiras, freezer, televisão, meia fase, tudo isso ocorre mensalmente, às vezes semanalmente”, explica a advogada. 
Ao buscar a justiça, o idoso conquistou a condenação da concessionária prestadora de serviços e vai ser indenizado. 
As normas brasileiras estipulam que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados. “Não adiada alegar que foi por um motivo ou outro, a empresa tem responsabilidade pela falta da prestação do serviço”, explica Freire. 
A partir de análises feitas nas normas e em decisões nos tribunais, a advogada diz que é perceptível a gravidade do não fornecimento contínuo e satisfatório dos serviços de energia elétrica. O que pode gerar a indenização por prejuízos materiais é a perda de alimentos e queima de eletrodomésticos, os danos morais que podem ser gerados são justamente pela falta de prestação do serviço, que é um bem essencial. 
“Cabe salientar ainda, que a concessionária deve abater no valor da conta de energia o tempo que ficou sem fornecer o serviço de forma adequada. Pois é ilícito cobrar por um serviço não prestado”, aponta Freire. 
Além do fornecimento de energia elétrica, o mesmo vale para outras concessionárias que prestam serviço público, como o abastecimento de água.
Sandra Carvalho/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos