Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"SISTEMA URINÁRIO: Urologista Newton Tafuri diz que infecção urinária atinge mais mulheres e pontua sintomas"


Mulheres são mais propensas a desenvolver a infecção, inclusive por conta da anatomia do corpo feminino. A infecção no trato urinário (ITU) é mais propensa em mulheres. Entre os principais sintomas estão a ardência ao urinar, urgência e aumento da frequência urinária. De acordo com o urologista Newton Tafuri, de Cuiabá (MT), este é um problema causado pela presença de um agente infeccioso na urina. Caso ela atinja somente o trato urinário baixo, ela é chamada de cistite e apresenta, geralmente, como sintomas dores ao urinar, aumento da frequência do desejo e urgência para urinar. 


“Geralmente, nesse caso, o paciente não tem febre. Ele pode apresentar alteração no odor, aspecto e cor da urina”, explica Tafuri. 
Quando a infecção também afeta o trato urinário superior, ela é chamada de pielonefrite que pode ou não se desenvolver após um caso de cistite. Newton Tafuri explica que o paciente pode ter febre frequentemente alta, acima de 38°C, com calafrios e dor lombar, mialgia, mal estar geral. Esses são sintomas da maioria dos casos. 
A causa da infecção geralmente é bacteriana, podendo também ser causada por fungos. Quando eles entram no trato urinário, pela uretra, começam a se multiplicar na bexiga.
 “As mulheres estão mais propensas a desenvolver cistite porque há uma curta distância da uretra ao ânus e a abertura uretral à bexiga”, acrescenta. 
Alguns fatores podem contribuir. O urologista cita a menopausa, higienização íntima inadequada antes e após o ato sexual, cálculo renal, alteração na próstata, histórico de procedimentos urológicos, e de uso recente de sonda vesical.
Gestantes, diabéticos e pacientes submetidos a procedimentos urológicos podem ter complicações em casos de infecção urinária. 
“Se não for tratada adequadamente, o paciente com cistite pode fazer o quadro evoluir para pielonefrite, que por se mais grave pode levar à sepse e óbito”, diz Tafuri. 
O urologista indica que o paciente ingira bastante água, não demore a urinar, em caso de vontade, urine e faça higiene após a relação sexual, lave as mãos ao utilizar o banheiro e não tome medicação por conta própria. Um especialista sempre deve ser procurado.
Sandra Carvalho/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos