SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf

Tribunal de Contas de Mato Grosso - Presidente Dr. Guilherme Maluf
Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

Loja Oficial - Casa Prado

Loja Oficial - Casa Prado
Camisetas, Polos, Calças, Bermudas, Sapatos e Acessórios de Qualidade na Casa Prado!

segunda-feira, 15 de junho de 2020

"Conscientização do combate ao coronavírus é dever de todos"

MidiaNewsA flexibilização das restrições impostas pelo Poder Público por conta da pandemia do novo coronavírus foi um importante passo para diversos setores econômicos da nossa Capital, mas não pode ser confundida pela população como a volta à normalidade. Não, nada voltou à normalidade e não voltará tão cedo. Por isso, é preciso redobrar os cuidados e lembrar a cada segundo: todo cuidado é pouco e depende de cada um de nós a velocidade que a curva de infecção da doença tomará. Não adianta jogar essa responsabilidade apenas para o Poder Público. Em tempos de pandemia o paternalismo não funciona. O combate ao coronavírus é dever de todos nós. Temos que ter a consciência de que o momento ainda é muito difícil. Em Cuiabá, estamos entrando agora na fase de subida do número de casos e, ao menos até o próximo mês, a situação será bastante complicada.
Contudo, não era mais possível impedir a abertura do comércio, pois, tanto os comerciantes como os funcionários das lojas precisam levar o sustento para suas casas, sob pena de padecerem de outros males, como a fome e a “epidemia psicológica”.
Mas a abertura tão necessária do comércio não significa uma volta às ruas. É uma abertura por necessidade. Isto é, use o comércio de forma necessária e não para diversão.
Um rígido protocolo de segurança foi criado por especialistas, em um diálogo com os lojistas, tratativas estas da qual eu, enquanto presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, participei para dar segurança a todos e minimizar o risco de contágio. E justamente um dos pontos deste protocolo trata da limitação do número de pessoas nas lojas, nos estabelecimentos, de forma a garantir um espaçamento adequado.
Não é hora de sair às ruas para “bater perna”. A ida às lojas deve ser feita de forma consciente e objetiva. Ir, com todo o cuidado – com máscara e álcool em gel – fazer a compra, e voltar para a segurança de sua residência ou trabalho.
Não contribua com aglomeração, não se exponha desnecessariamente ao vírus, não exponha sua família e não obrigue o Poder Público a rever a flexibilização, penalizando milhares de trabalhadores, pessoas que buscam seu sustento e de seus entes queridos.
Estudos apontam que devemos ter uma vacina contra a covid-19 apenas em meados do ano que vem. Não há ainda nenhum tratamento com eficácia comprovada que represente a cura das pessoas para a doença. Ainda que haja grupos de risco, o coronavírus não tem feito distinção na hora de ceifar vidas. Todos estes fatores são mais do que suficientes para que nos mantenhamos vigilantes, convivendo com esta pandemia da forma mais consciente.
O combate à doença é dever de todos – depende da conscientização de todos. Se cada um seguir de forma rígida o protocolo de segurança, indo às ruas com responsabilidade, com necessidade, se as lojas mantiverem as medidas determinadas para a flexibilização, se o Poder Público se mantiver atento aos números, tenho a certeza absoluta de que tudo isso vai passar e sairemos mais fortes, mais unidos e melhores.
Misael Galvão, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos