
Contudo, não era mais possível impedir a abertura do comércio, pois, tanto os comerciantes como os funcionários das lojas precisam levar o sustento para suas casas, sob pena de padecerem de outros males, como a fome e a “epidemia psicológica”.
Mas a abertura tão necessária do comércio não significa uma volta às ruas. É uma abertura por necessidade. Isto é, use o comércio de forma necessária e não para diversão.
Um rígido protocolo de segurança foi criado por especialistas, em um diálogo com os lojistas, tratativas estas da qual eu, enquanto presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, participei para dar segurança a todos e minimizar o risco de contágio. E justamente um dos pontos deste protocolo trata da limitação do número de pessoas nas lojas, nos estabelecimentos, de forma a garantir um espaçamento adequado.
Não é hora de sair às ruas para “bater perna”. A ida às lojas deve ser feita de forma consciente e objetiva. Ir, com todo o cuidado – com máscara e álcool em gel – fazer a compra, e voltar para a segurança de sua residência ou trabalho.
Não contribua com aglomeração, não se exponha desnecessariamente ao vírus, não exponha sua família e não obrigue o Poder Público a rever a flexibilização, penalizando milhares de trabalhadores, pessoas que buscam seu sustento e de seus entes queridos.
Estudos apontam que devemos ter uma vacina contra a covid-19 apenas em meados do ano que vem. Não há ainda nenhum tratamento com eficácia comprovada que represente a cura das pessoas para a doença. Ainda que haja grupos de risco, o coronavírus não tem feito distinção na hora de ceifar vidas. Todos estes fatores são mais do que suficientes para que nos mantenhamos vigilantes, convivendo com esta pandemia da forma mais consciente.
O combate à doença é dever de todos – depende da conscientização de todos. Se cada um seguir de forma rígida o protocolo de segurança, indo às ruas com responsabilidade, com necessidade, se as lojas mantiverem as medidas determinadas para a flexibilização, se o Poder Público se mantiver atento aos números, tenho a certeza absoluta de que tudo isso vai passar e sairemos mais fortes, mais unidos e melhores.
Misael Galvão, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário