SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

segunda-feira, 15 de junho de 2020

"Especialização e MBA para executivos: qual a diferença?

Uma das fases mais difíceis pelas quais uma pessoa passa após concluir a graduação, já atuar no mercado de trabalho e querer se atualizar é decidir qual programa de educação executiva seguir no ensino superior. No entanto, quando você deseja ingressar na onda dos futuros líderes, uma especialização é uma opção para avançar. Espere... também há o MBA (Master of Business Administration, em inglês). Agora, qual é a diferença entre especialização e MBA? Sim, é claro, ambos são válidos. Mas, é importante compreender a diferença entre esses dois programas antes de iniciá-los. Então, antes de se apressar para realizar o processo seletivo requisitado e preencher os formulários de inscrição para o instituto dos seus sonhos, é melhor que você entenda o básico. Até porque você pode “comprar” um pelo outro. Tanto a especialização quanto o MBA apresentam uma carga horária relativamente curta (até dois anos), são práticos e focados em um assunto específico – diferente de um mestrado ou doutorado, que tendem a durar mais e costumam ser a escolha ideal se você pretende se tornar um pesquisador universitário, fornecendo a você um título de mestre ou doutor.
Existem dois tipos de pós-graduação: os programas stricto sensu (como o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado) e os lato sensu, que são a especialização e o MBA. Esses últimos possuem o mesmo peso acadêmico, mas perfis diferentes.
Uma especialização é indicada para profissionais que procuram desenvolver as competências essenciais para a alta performance em gestão e empreender no mercado global. Ela trabalha os temas da gestão de forma mais ampla. Já o MBA tem como objetivo formar líderes com propósito e com foco em resultados, além de desenvolver profissionais visionários e inspiradores. Pela carga horária superior (1.500 horas), permite aprofundar mais em todos os conteúdos e ferramentas de gestão empresarial contemporânea.
Agora, se você pensar que os programas de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação, um MBA é uma pós, porém nem toda pós é um MBA. E cuidado: por vezes, vendem a especialização como MBA. Apesar da especialização também ter a gestão de negócios como um possível foco, ela tem seus diferenciais.
Um exemplo é o caso do programa de Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC). Ao integrar teoria e prática, essa qualificação executiva tem como objetivo a ampliação das competências de gestão – facilitada pela atuação de professores com experiência acadêmica e empresarial, bem como pelo intercâmbio de experiências dos próprios participantes.
Além de proporcionar o networking, as aulas contemplam uma visão sistêmica das organizações, do mercado e das mudanças globais. Isto, tendo em vista o aprimoramento do conhecimento e o aumento da confiança dos gestores para liderar, empreender e realizar a tomada de decisões. A ideia é justamente aprender, aplicar e transformar.
Por fim e também muito importante, antes de se inscrever para um programa de educação executiva avalie as certificações e selos de qualidade nacionais e/ou internacionais da instituição que você deseja cursar. A FDC, por exemplo, é acreditada pelo European Quality Improvement System (EQUIS) e The Association of MBAs (AMBA).
E você, já pensou qual será o próximo passo na sua carreira?
Lorena Lacerda é palestrante, Coach de Executivos e Times, Mentora de Liderança e Gestão, Presidente do Grupo Valure, associada à Fundação Dom Cabral em MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos