Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 15 de junho de 2020

"Especialização e MBA para executivos: qual a diferença?

Uma das fases mais difíceis pelas quais uma pessoa passa após concluir a graduação, já atuar no mercado de trabalho e querer se atualizar é decidir qual programa de educação executiva seguir no ensino superior. No entanto, quando você deseja ingressar na onda dos futuros líderes, uma especialização é uma opção para avançar. Espere... também há o MBA (Master of Business Administration, em inglês). Agora, qual é a diferença entre especialização e MBA? Sim, é claro, ambos são válidos. Mas, é importante compreender a diferença entre esses dois programas antes de iniciá-los. Então, antes de se apressar para realizar o processo seletivo requisitado e preencher os formulários de inscrição para o instituto dos seus sonhos, é melhor que você entenda o básico. Até porque você pode “comprar” um pelo outro. Tanto a especialização quanto o MBA apresentam uma carga horária relativamente curta (até dois anos), são práticos e focados em um assunto específico – diferente de um mestrado ou doutorado, que tendem a durar mais e costumam ser a escolha ideal se você pretende se tornar um pesquisador universitário, fornecendo a você um título de mestre ou doutor.
Existem dois tipos de pós-graduação: os programas stricto sensu (como o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado) e os lato sensu, que são a especialização e o MBA. Esses últimos possuem o mesmo peso acadêmico, mas perfis diferentes.
Uma especialização é indicada para profissionais que procuram desenvolver as competências essenciais para a alta performance em gestão e empreender no mercado global. Ela trabalha os temas da gestão de forma mais ampla. Já o MBA tem como objetivo formar líderes com propósito e com foco em resultados, além de desenvolver profissionais visionários e inspiradores. Pela carga horária superior (1.500 horas), permite aprofundar mais em todos os conteúdos e ferramentas de gestão empresarial contemporânea.
Agora, se você pensar que os programas de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação, um MBA é uma pós, porém nem toda pós é um MBA. E cuidado: por vezes, vendem a especialização como MBA. Apesar da especialização também ter a gestão de negócios como um possível foco, ela tem seus diferenciais.
Um exemplo é o caso do programa de Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC). Ao integrar teoria e prática, essa qualificação executiva tem como objetivo a ampliação das competências de gestão – facilitada pela atuação de professores com experiência acadêmica e empresarial, bem como pelo intercâmbio de experiências dos próprios participantes.
Além de proporcionar o networking, as aulas contemplam uma visão sistêmica das organizações, do mercado e das mudanças globais. Isto, tendo em vista o aprimoramento do conhecimento e o aumento da confiança dos gestores para liderar, empreender e realizar a tomada de decisões. A ideia é justamente aprender, aplicar e transformar.
Por fim e também muito importante, antes de se inscrever para um programa de educação executiva avalie as certificações e selos de qualidade nacionais e/ou internacionais da instituição que você deseja cursar. A FDC, por exemplo, é acreditada pelo European Quality Improvement System (EQUIS) e The Association of MBAs (AMBA).
E você, já pensou qual será o próximo passo na sua carreira?
Lorena Lacerda é palestrante, Coach de Executivos e Times, Mentora de Liderança e Gestão, Presidente do Grupo Valure, associada à Fundação Dom Cabral em MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos