SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

sábado, 6 de junho de 2020

"CORONAVÍRUS: OMS revê recomendações sobre máscaras protetoras"

Coronavirus - Gesichtsmasken (picture-alliance/dpa/Xinhua/L. Zhen)Organização atualiza indicações para a proteção de boca e nariz, estendendo-a todos os lugares fechados e intensamente frequentados. Mas também adverte contra a sensação de falsa segurança que máscaras podem dar.A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas recomendações sobre o papel de máscaras de proteção na pandemia de covid-19. Para conter os contágios, ela agora aconselha a utilização em estabelecimentos públicos cheios. A indicação também vale, em geral, para onde o nível de transmissão é alto e seja difícil manter o distanciamento social. O secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, deu como exemplo os transportes públicos e outros lugares fechados e intensamente frequentados.
"Em todos os locais do espaço público onde podem ocorrer transmissões, além disso, aconselhamos os maiores de 60 anos ou com doenças prévias a usarem uma máscara médica", acrescentou Tedros, de Genebra.
Até o momento o posicionamento da OMS era que a proteção da boca e nariz só fazia sentido para quem cuidasse de enfermos, não sendo recomendado seu uso em massa. As novas diretrizes da OMS se aplicam também à forma de fabricação de máscaras não médicas, de tecido, as quais devem ter pelo menos duas camadas de materiais diferentes.
Ao mesmo tempo, a organização desaconselha que se confie exclusivamente nas máscaras, as quais são apenas uma entre diversas medidas de precaução, não substituindo o distanciamento nem a higiene manual. Quem toca sua máscara com mãos sujas pode contaminá-la, até mesmo elevando o risco de infecção: "Máscaras podem também transmitir uma sensação de falsa segurança", frisou Tedros.
Além disso, devem-se isolar consequentemente os pacientes, localizar com quem tiveram contato e testar os casos suspeitos. Segundo o chefe da OMS, "para todos os países, essa é a melhor defesa contra a covid-19".
Até a manhã este sábado (06/06), há mais de 6,7 milhões de infecções confirmadas com o coronavírus Sars-cov-2 em todo o mundo. O Brasil ocupa o segundo lugar, depois dos Estados Unidos, com quase 615 mil casos, além de ser o terceiro em número de óbitos (34 mil), de um total global de 395 mil. Na Alemanha estão registrados mais de 185 mil casos e quase 8.700 mortes. Os dados são da Universidade Johns Hopkins
AV/afp,dpa/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos