Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 31 de julho de 2020

"TRANSPORTE DE CARGAS: Sindmat consegue na justiça prorrogação de todos os impostos federais para os seus associados"

Com o deferimento do pedido de liminar, as empresas associadas terão um fôlego de três meses para contornar os efeitos da pandemia. A Justiça Federal deferiu o pedido liminar no mandado de segurança impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) para prorrogação de todos os impostos da esfera federal aos associados por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8ª Vara Federal Cível, deferiu o pedido liminar, para
que os associados do Sindmat possam prorrogar as datas de vencimento dos seus tributos federais e das obrigações acessórias para o último dia útil do terceiro mês subsequente ao fato gerado.“Fica prorrogado para o mesmo prazo acima evidenciado o prazo para o cumprimento das obrigações acessórias”, informa o presidente do Sindmat, Otávio Fedrizze.
Diante desta decisão, a União não pode adotar quaisquer medidas punitivas em razão das associadas.
“Não está sendo propagandeado o calote, muito menos foi requerida isenção, imunidade ou extinção de créditos, mas tão somente a suspensão temporária de 3 meses, até que situação seja contornada e as empresas recobrem seu fôlego”, ressalta Fedrizze.
O assessor jurídico do sindicato, Roni Barbosa explica que, por força da resolução n° 152, do Ministério da Economia, foi prorrogado o vencimento dos tributos federais que devem ser recolhidos pelas empresas optantes do Simples Nacional.
Visualização da imagemCom isso, os impostos que vencem em abril, maio e junho tiveram os prazos prorrogados para os meses de outubro, novembro e dezembro respectivamente.
Entretanto, tal medida teve pouquíssimo efeito no setor de transporte rodoviário de cargas, de acordo com o Sindmat, pois as empresas que não são optantes do Simples Nacional não foram contempladas.
O pedido, de acordo com Roni Barbosa, foi para que os associados do Sindmat possam, com base na Portaria MF nº 12/2012 e Instrução Normativa RFB nº 1243/2012, prorrogar as datas de vencimento dos tributos federais e das obrigações acessórias para o último dia útil do terceiro mês subsequente ao fato gerador.
“Isto sem as condições estabelecidas no artigo 3º da referida portaria, evitando que os associados do Sindmat sejam considerados inadimplentes e sofram a consequente irradiação dos efeitos jurídicos decorrentes, como penalidades financeiras, negativação em cadastros, cobrança de multas e juros, entre outros”, completa o assessor jurídico do sindicato, ressaltando que a União Federal pode recorrer da decisão.
O Sindmat
O Sindmat atua na representação da categoria econômica das empresas de transporte rodoviário de cargas do Estado de Mato Grosso há mais de 30 anos.
São diversos segmentos da área de transporte que representa: carga fracionada, carga líquida, carga gasosa, carga viva, carga a granel, dentre outras. Os veículos das empresas associadas trafegam pelo Brasil, concentrando-se em sua maioria, no Estado de Mato Grosso, transportando as riquezas.
Além dos veículos utilizados, criam empregos diretos e indiretos no setor de transportes, pois com a circulação dos veículos, toda uma cadeia de atividades acessórias subsiste. Contabilizando apenas os empregos diretos, gerados pelas transportadoras do Mato Grosso, são aproximadamente 15 mil.
Sandra Carvalho/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos