Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 21 de julho de 2020

"Urso-polar pode ser extinto até 2100, diz estudo"

Urso polar sobre camada de geloMudanças climáticas são a principal ameaça para a espécie. Derretimento das camadas de gelo do Polo Norte afeta diretamente o animal ao reduzir quantidade de alimento na região.As mudanças climáticas estão causando a extinção dos ursos-polares e a espécie pode desaparecer até 2100, afirmou um estudo publicado nesta segunda-feira (20/07) na revista científica Nature Climate Change.
De acordo com os pesquisadores, se as emissões que causam o efeito estufa continuarem no atual ritmo, em 80 anos quase todas as populações de ursos-polares correm o risco de desaparecer devido à destruição de seu habitat. O derretimento das camadas de gelo do Polo Norte afeta diretamente a espécie e reduz o tempo que os animais teriam para caçar focas.
O urso-polar vive em regiões árticas onde a temperatura chega a -40°C no inverno. Ele pode jejuar por vários meses. Com o aquecimento global, que afeta o Ártico duas vezes mais rápido do que o resto do planeta, as camadas de gelo demoram cada vez mais para se formar, o que diminui a presença de focas na região, levando os animais a se aventurarem longe de seu habitat em busca de alimentos.
Os cientistas acrescentam que a diminuição do peso corporal dos animais reduz ainda a chance de os ursos sobreviveram ao inverno Ártico sem comida. "Os ursos enfrentam um período de jejum cada vez maior antes do gelo voltar a congelar e eles poderem voltar a se alimentar", disse o autor principal do estudo, Steven Amstrup.
Para o estudo, pesquisadores analisaram o peso máximo e mínimo dos animais e modelaram o gasto de energia. Com essas informações, calcularam o número limite de dias de jejum que um urso-polar pode suportar antes que a taxa de sobrevivência comece a declinar. A pesquisa trabalhou ainda com projeções de mudanças climáticas e do derretimento das camadas de gelo na região. O cenário dos pesquisadores prevê que a temperatura média global suba 3,3°C em relação à registrada na era pré-industrial.
A pesquisa mostra, por exemplo, que um urso-polar macho da subpopulação de Hudson Bay que pesa 20% a menos do que o normal no início do jejum sobreviverá apenas 125 dias em vez dos 200 se estivesse no seu peso normal.
O derretimento de gelo é um desafio especial para as fêmeas que entram no outono em seus abrigos para dar à luz no meio do inverno e necessitam de focas suficientes para economizar gordura e produzir leite para os filhotes.
Atualmente existem cerca de 25 mil ursos-polares espalhados em 19 subpopulações. O estudo analisou 13 delas e concluiu que 12 devem ser dizimadas em 80 anos, se o aquecimento global continuar no atual ritmo. Não há dados suficientes para determinar o destino das outras seis subpopulações.
Mesmo que as emissões sejam reduzidas e o aquecimento global limitado a 2,4°C – cerca de 0,5°C acima da meta do Acordo de Paris –, o estudo estima ainda que essa redução apenas adiaria a extinção da espécie.
"Se de alguma forma mágica as camadas de gelo pudessem ser mantidas, mesmo com o aumento da temperatura, os ursos-polares estariam bem. O problema é que seu habitat está literalmente derretendo", enfatizou Amstrup.
O desafio para a sobrevivência dos ursos-polares é um tema conhecido há muito tempo. O atual estudo, porém, é o primeiro a determinar uma linha do tempo sobre a provável extinção da espécie.
CN/afp/cp
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos