“Digamos que sua marca pessoal é a sua reputação e talvez até o seu legado. Se você tivesse uma reunião hoje, e fosse apertar a mão do cliente, como ele lhe enxergaria? A sua marca pessoal é a forma como os outros se lembram de você, olhando suas ações, seus conhecimentos e até mesmo a maneira que se relaciona”, explica Denia Alexandrina, CEO da Denia Consultoria – sobre o que é marca pessoal. Atuando na área há mais de 40 anos, a empresária complementa que, “é um processo estratégico, e o resultado é um alinhamento da vida profissional e pessoal, desenvolvendo o interno e o externo”. Em se tratando de marca empresarial, a sócia da Denia Consultoria, Estela Fae de Barros, psicóloga e especialista em marketing, explica sobre a proposta de alinhar a imagem dos colaboradores aos valores da empresa. “O objetivo é que todo o conjunto trabalhe de forma harmônica, afinal um funcionário que estiver desalinhado com o propósito da empresa, prejudica a imagem dela como um todo. Um cliente insatisfeito irá propagar para as pessoas que foi mal atendido na ‘empresa tal’, e dificilmente voltará ao lugar, mesmo que lá tenham outros funcionários que estejam alinhados”, comenta Estela.Responsável pelo fashion marketing da Denia Consultoria, Fernanda Fae Figueiredo ressalta que, “a consultoria olha para a equipe, e não somente para a pessoa, é necessário que todos passem uma mensagem positiva, de acordo com a proposta da empresa”.
“Toda empresa possui um coração, como está o da sua? Isso que buscamos sempre resolver, estudando a atual situação da empresa, e até aonde podemos chegar”, afirma Fernanda.
O apoio ao investimento na marca pessoal dos colaboradores, também é uma forma de apoiar o seu desenvolvimento. Com essa iniciativa, ele se sentirá atualizado com relação às novas práticas de mercado, valorizado por ter o apoio ao seu redor, a reciprocidade com relação à empresa aumenta e, potencialmente, a sua permanência nela.
Denia aponta também que muitas empresas adotam a medida como prevenção para crises de imagem.
“Existe um alinhamento interno entre marcas de empresas e pessoas que pode, por exemplo, se tornar prática dos treinamentos das organizações, seja em momentos de integração ou mesmo de planejamento estratégico”, finaliza.
Stephanie Romero/Caminho Político
Caminho Politico
Nenhum comentário:
Postar um comentário