TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

MPF em Cuiabá

MPF em Cuiabá
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky) Bairro Jardim Primavera

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

domingo, 16 de agosto de 2020

"LUTA CONTRA AS QUEIMADAS: No combate ao fogo, brigadistas se arriscam para salvar vidas humanas e a natureza"

Nesta época de seca, qualquer fagulha pode ser levada pelo vento para outra localidade e se tornar uma queimada.Composta por quatro bombeiros civis, a equipe de combate aos incêndios da Defesa Civil de Cuiabá tem se desdobrado para atender a uma média de seis a oito chamados de queimada urbana, durante este período de estiagem que começou em julho. Em queimadas de grandes proporções, como a que ocorreu nesta semana na rodovia Helder Cândia (MT-010), também conhecida como Estradada Guia, a equipe levou o dia inteiro em um único combate. “É com muita dificuldade que nós estamos enfrentando todo esse período de queimada neste ano de 2020, que começou até mais cedo o período de estiagem. Quem vive em Cuiabá deve estar acompanhando que a cidade está debaixo de uma cortina de fumaça devido a essas ocorrências nos últimos dias. A dificuldade é grande. A nossa viatura fica um pouco longe e a gente precisa voltar pra reabastecer a bomba costal que faz o resfriamento de onde o fogo está sendo combatido, juntamente com o abafador e a novidade que é o assoprador, que é de muita eficácia pra esse tipo de vegetação. A gente aproveita para apagar o foco e também fazer um mini aceiro. E conforme a gente volta pra viatura para reabastecer, a gente vai olhando por onde a gente já passou com os equipamentos pra ver se o fogo não vai voltar”, relata o bombeiro civil Kleuber Pereira de Moura, que tem 10 anos de experiência no combate ao fogo.
Juntamente com os colegas Alex Cleiton Botelho, que também tem 10 anos de experiência e Jonathan Adrian e José Carlos Sena (ambos com 4 anos como bombeiros civis), Moura ajuda a proteger a vida e a propriedade das pessoas que moram perto dos locais atingidos pelas chamas.
Na última quarta-feira (12), eles impediram que as chamas atingissem a casa de um chacareiro que mora na região do Sucuri, próximo ao rodoanel e a Estrada da Guia. “Eu estava no aceiro quando o fogo pegou ali no condomínio da igreja, aí passou o muro e depois passou aqui pro nosso lado da estrada. Vazou o aceiro de 12 metros, pegou na chácara do dr Alonso, veio queimando tudo!”, disse o sitiante, senhor Agildo.
Sobre o fato do fogo ter ultrapassado um aceiro de 12 metros, o agente da Defesa Civil municipal Kleuber de Moura alerta: “Pra vocês terem noção, está ventando muito em Cuiabá e realmente o fogo pula o aceiro, mas graças a Deus chegamos a tempo aqui pra dar o socorro ao senhor que começou o primeiro combate”.
Há cerca de dois meses e meio não chove em Cuiabá. E o diretor da Defesa Civil municipal, José Pedro Ferraz Zanetti, alerta que a situação pode piorar pois a estiagem mais crítica ocorre no início de setembro. Segundo ele, a falta de conscientização das pessoas que ateiam fogo, o calor, o tempo seco e o vento são fatores podem levar a desastres ambientais. Zanetti também destaca que nesta época de seca, qualquer fagulha pode ser levada pelo vento para outra localidade e se tornar uma queimada novamente. Por isso, pede a conscientização das pessoas para que não joguem bitucas de cigarro, não queimem lixo, não ateiem fogo em terrenos baldios e cuidem de sua saúde para evitar problemas respiratórios, que agora se agravam pelo tempo seco e pela pandemia de Covid-19.
https://www.youtube.com/watch?v=gqF7d9grCx4&feature=emb_logo
https://www.youtube.com/watch?v=1N_RlgIcPbE&feature=emb_logo
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos