Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 16 de agosto de 2020

"LUTA CONTRA AS QUEIMADAS: No combate ao fogo, brigadistas se arriscam para salvar vidas humanas e a natureza"

Nesta época de seca, qualquer fagulha pode ser levada pelo vento para outra localidade e se tornar uma queimada.Composta por quatro bombeiros civis, a equipe de combate aos incêndios da Defesa Civil de Cuiabá tem se desdobrado para atender a uma média de seis a oito chamados de queimada urbana, durante este período de estiagem que começou em julho. Em queimadas de grandes proporções, como a que ocorreu nesta semana na rodovia Helder Cândia (MT-010), também conhecida como Estradada Guia, a equipe levou o dia inteiro em um único combate. “É com muita dificuldade que nós estamos enfrentando todo esse período de queimada neste ano de 2020, que começou até mais cedo o período de estiagem. Quem vive em Cuiabá deve estar acompanhando que a cidade está debaixo de uma cortina de fumaça devido a essas ocorrências nos últimos dias. A dificuldade é grande. A nossa viatura fica um pouco longe e a gente precisa voltar pra reabastecer a bomba costal que faz o resfriamento de onde o fogo está sendo combatido, juntamente com o abafador e a novidade que é o assoprador, que é de muita eficácia pra esse tipo de vegetação. A gente aproveita para apagar o foco e também fazer um mini aceiro. E conforme a gente volta pra viatura para reabastecer, a gente vai olhando por onde a gente já passou com os equipamentos pra ver se o fogo não vai voltar”, relata o bombeiro civil Kleuber Pereira de Moura, que tem 10 anos de experiência no combate ao fogo.
Juntamente com os colegas Alex Cleiton Botelho, que também tem 10 anos de experiência e Jonathan Adrian e José Carlos Sena (ambos com 4 anos como bombeiros civis), Moura ajuda a proteger a vida e a propriedade das pessoas que moram perto dos locais atingidos pelas chamas.
Na última quarta-feira (12), eles impediram que as chamas atingissem a casa de um chacareiro que mora na região do Sucuri, próximo ao rodoanel e a Estrada da Guia. “Eu estava no aceiro quando o fogo pegou ali no condomínio da igreja, aí passou o muro e depois passou aqui pro nosso lado da estrada. Vazou o aceiro de 12 metros, pegou na chácara do dr Alonso, veio queimando tudo!”, disse o sitiante, senhor Agildo.
Sobre o fato do fogo ter ultrapassado um aceiro de 12 metros, o agente da Defesa Civil municipal Kleuber de Moura alerta: “Pra vocês terem noção, está ventando muito em Cuiabá e realmente o fogo pula o aceiro, mas graças a Deus chegamos a tempo aqui pra dar o socorro ao senhor que começou o primeiro combate”.
Há cerca de dois meses e meio não chove em Cuiabá. E o diretor da Defesa Civil municipal, José Pedro Ferraz Zanetti, alerta que a situação pode piorar pois a estiagem mais crítica ocorre no início de setembro. Segundo ele, a falta de conscientização das pessoas que ateiam fogo, o calor, o tempo seco e o vento são fatores podem levar a desastres ambientais. Zanetti também destaca que nesta época de seca, qualquer fagulha pode ser levada pelo vento para outra localidade e se tornar uma queimada novamente. Por isso, pede a conscientização das pessoas para que não joguem bitucas de cigarro, não queimem lixo, não ateiem fogo em terrenos baldios e cuidem de sua saúde para evitar problemas respiratórios, que agora se agravam pelo tempo seco e pela pandemia de Covid-19.
https://www.youtube.com/watch?v=gqF7d9grCx4&feature=emb_logo
https://www.youtube.com/watch?v=1N_RlgIcPbE&feature=emb_logo
Assessoria/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos