Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

"QUEIMADAS: Corpo de Bombeiros de MT é referência no combate a incêndios florestais no país"

Delegado Claudinei conheceu a metodologia aplicada para o combate e enfrentamento às queimadas do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis. Para cumprir a agenda de levantamento dos trabalhos desenvolvidos das instituições de segurança pública de Rondonópolis (MT), que é um dos polos regionais que pertence à Região Integrada de Segurança Pública (Risp) - o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), reuniu com o tenente-coronel e comandante do 2° Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), Fabrício Gomes Costa.
“A visita foi bastante produtiva. O tenente-coronel Fabrício deu um panorama do trabalho desenvolvido pelo Comando Regional e notei que estão conduzindo o trabalho com bastante êxito. Isso foi muito significativo, por ver que a boa gestão aplicada pela instituição mostra os bons resultados colhidos com a atuação dos 95 bombeiros militares que atendem oito municípios mato-grossenses. Sem contar que, além das ocorrências atendidas, também promovem importantes projetos sociais para crianças e adolescentes”, pontua Claudinei.
Queimadas
O 2° Comando Regional conta com uma sala descentralizada para o monitoramento de 24 horas das queimadas que favorece a identificação dos focos de incêndios para prevenção, controle e direcionamento para a atuação dos bombeiros no combate às queimadas. A identificação inicial é feita com uso de tecnologia por meio de software específico, com transmissão via satélite.
Fabrício conta que o programa utilizado mostra toda a dinâmica do incêndio e que, atualmente, o estado de Mato Grosso é referência no combate e enfrentamento de incêndio florestal no Brasil. “Conseguimos ver onde está tendo queimadas em todo estado de Mato Grosso. É o uso da tecnologia que nos auxilia e a gente age conforme o monitoramento. Nós ficamos com expertise nisso de uns quatro anos para cá. Somos referência no Brasil e poucos Corpo de Bombeiros do país têm as aeronaves que temos, que são duas”, comenta o comandante.
Ele acrescenta que os focos identificados já permitem o acesso às coordenadas do local que está tendo fogo e as propriedades atingidas pelo incêndio. “Considero que dos municípios que atendemos, Rondonópolis é o que mais apresenta focos de incêndio. Este programa que a gente usa é federal, conseguimos todas as informações necessárias, como horários, datas, coordenadas, tudo certinho. A queimada acaba sendo controlada. Aqueles grandes incêndios e criminosos, conseguimos fazer a perícia e se constatarmos que foi o início naquela propriedade, os bombeiros e a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) acabam multando”, enfatiza o tenente-coronel.
Projetos Sociais – Na oportunidade, o deputado Claudinei tomou conhecimento dos projetos sociais desenvolvidos pelo 2° Comando Regional que atendem crianças e adolescentes de Rondonópolis. Em destaque, está o projeto “Karatê Karabom” que foi idealizado em 1998 e chegou a ser contemplado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Por ano, atendemos 200 crianças e adolescentes na instituição e chegamos a 2 mil por estendermos o projeto para 15 escolas municipais. Já tivemos crianças que treinaram aqui e, hoje, são bombeiros, policiais e até médicos”, comenta Fabrício.
Em relação ao projeto “Pequenos Jovens e Grandes Talentos” que promove cursos de música para 85 alunos, os participantes têm a oportunidade de aprender diferentes instrumentos musicais, como os de sopro, percussão, bateria, teclado, entre outros. “Tivemos importantes parcerias para aquisição de instrumentos musicais. Chegamos a aproveitar os alunos para integrar a banda do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, não sendo necessário acionar a banda oficial da instituição de Cuiabá para a participação em eventos locais”, explica o comandante.
Instituição - O 2° Comando Regional está interligado ao 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, 6° Companhia Independente (CIBM) de Primavera do Leste, 9° CIBM de Jaciara, 11° CIBM de Campo Verde e do Núcleo do Corpo de Bombeiros (NBM) de Alto Araguaia.
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos