Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 22 de setembro de 2020

"Alerta da Oxfam: os mais ricos poluem, os mais pobres sofrem as mudanças climáticas"


O 1% mais rico do planeta polui duas vezes mais do que a metade mais pobre. De acordo com o relatório Oxfam-Stockholm Environment Institute, publicado às vésperas da Assembleia Geral da ONU, que deverá discutir a emergência climática, os mais ricos do planeta, 63 milhões de pessoas, já emitiram 15% de CO2, enquanto a população restante, 3,1 bilhões de pessoas, apenas 7%. Já os 10% mais ricos da população mundial (cerca de 630 milhões de pessoas) são responsáveis por 52% das emissões de CO2.Esse dado se agravou ao longo dos anos: entre 1990 e 2015, as emissões anuais aumentaram 60%, mas os 5% mais ricos da população foram responsáveis por mais de um terço (37%) desse aumento.
Com as emissões mais do que duplicadas em 25 anos, é cada vez mais difícil conter o aumento das temperaturas dentro de 1,5 grau. A partir da pesquisa, que analisa a quantidade de emissões por faixas de renda, em 25 anos, os 10% mais ricos consumiram um terço do nosso “orçamento global de carbono” enquanto a metade mais pobre da população, apenas 4%.
Em outras palavras, a quantidade máxima de dióxido de carbono que pode ser liberada na atmosfera sem elevar a temperatura global acima de 1,5 grau Celsius já foi consumida em mais de 30% pelos 10% da população mais ricos do planeta.
O aumento de mais de 1,5 grau Celsius da temperatura global é considerado pelos cientistas como o ponto limite além do qual ocorreriam catástrofes climáticas. “O estilo de vida, de produção e de consumo de uma pequena e privilegiada faixa de habitantes do planeta está alimentando a crise climática, e quem paga o preço são os mais pobres do mundo e serão, hoje e no futuro, as gerações mais jovens”, disse Elisa Bacciotti, responsável pelas campanhas da Oxfam Itália.
“Os dados coletados de 1990 até meados dos anos 2010 falam-nos de um modelo econômico insustentável, seja do ponto de vista ambiental, seja do ponto de vista econômico e social, que alimenta a desigualdade sufocando o planeta sob todos os pontos de vista.”
A parada imposta pela Covid-19 em inúmeros países retardou esse processo, mas, apenas com o relaxamento das restrições, as emissões de CO2 voltaram a crescer: a Oxfam lembra como é importante reduzir as emissões globais em 30% para não esgotar, até 2030, a quantidade máxima de emissões que podemos produzir sem aumentar a temperatura global além de 1,5 grau centígrado.
Para alcançar esse objetivo, realisticamente, devem mudar os hábitos da faixa mais rica do planeta: hoje a desigualdade de CO2 é tão profunda que, mesmo que o resto do mundo adote um modelo de emissão zero até 2050, os 10% mais ricos poderiam esgotar as suas reservas até 2033.
O relatório estima que os 10% mais ricos deveriam reduzir em 10 vezes as suas emissões de CO2 per capita até 2030 para garantir que o aumento das temperaturas global não ultrapasse 1,5 grau centígrado.
Se os países mais ricos são os que produzem a maior parte das emissões, os países mais pobres sofrem as consequências disso: durante 2020, com uma temperatura média global de 1°C acima dos níveis pré-industriais estimados, as mudanças climáticas provocaram ciclones muito violentos na Índia e em Bangladesh, invasões de gafanhotos que destruíram as plantações em muitas regiões da África, ondas de calor sem precedentes e incêndios na Austrália e nos Estados Unidos, lembra a Oxfam, que, com a Região da Toscana, também promove neste ano a Marcha pelos Direitos Humanos 2020, marcada para o próximo dia 8 de outubro.
A reportagem é de Rosario Amato, publicada por La Repubblica e Caminho Político. A tradução é de Moisés Sbardelotto.Edição: Régis Oliveira. Foto: Arquivo. Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos