Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

"COMPORTAMENTO E SAÚDE: Simpósio da Dislexia será realizado nos dias 5 e 6 de outubro"

Evento será totalmente on-line por conta da pandemia do coronavírus. A Assembleia Legislativa realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o V Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso. O evento acontece em conjunto com a Associação Mato-Grossense de Dislexia. Trata-se de uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que tem apresentado projetos de leis e propostas de políticas públicas em defesa dos disléxicos e outros temas de educação inclusiva, encontrando apoio no governo do estado.
Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19) e as necessidades de distanciamento social para prevenir a disseminação, o evento será totalmente on-line, sendo transmitido pela TV Assembleia Legislativa (30.1) e pela página do Facebook (https://www.facebook.com/facealmt).
A abertura do evento está programada para o dia 5 de outubro a partir das 18h30. Em um primeiro momento, serão exibidos vídeos a respeito do histórico do Simpósio de Dislexia.
Em seguida, será dada palavra as autoridades. Está confirmada a participação do idealizador, deputado estadual Wilson Santos, governador Mauro Mendes (DEM), a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o promotor Miguel Slhessarenko Júnior e representantes da Associação Brasileira de Dislexia. Haverá ainda uma palestra, a partir das 19h40, com o neuropediatra infantil Dr. Clay Brites.
No segundo dia de evento, serão oferecidos mini-cursos no período das 8h às 9h. O evento retoma no período das 19h às 19h30 com duas palestras. A primeira será a respeito de dislexia com Juliana Amorina, do Instituto ABCD. A segunda está programada com o professor universitário, Dr. Rauni Roama Alves com o tema “Sinais de alertas comportamentais e emocionais da dislexia no cotidiano do ensino remoto”.
Sobre a dislexia e suas características
A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação e saúde.
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Possíveis características de dislexia
Alguns sinais na pré-escola
Dispersão;
Fraco desenvolvimento da atenção;
Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
Dificuldade de aprender rimas e canções;
Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
Dificuldade com quebra-cabeças;
Falta de interesse por livros impressos.
Alguns sinais na idade escolar:
Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
Desatenção e dispersão;
Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
Confusão para nomear entre esquerda e direita;
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.
RAFAEL COSTA/Caminho Político
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos