Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

" A LEI ALDI BLANC E SEU SIGNIFICADO"

Em pesquisas realizadas por sociólogos, historiadores, antropólogos, entre outros, ganham cada vez mais espaço a noção de patrimônio como legado de um povo e um conjunto de bens e valores. A própria constituição assevera que os bens de natureza material e imaterial constituem o patrimônio cultural brasileiro, tais como as formas de expressão, criações científicas, artísticas e tecnológicas.
Funari ensina que “a valorização do patrimônio cultural e a necessidade de reabilitar os centros históricos, na atualidade, constituem premissas básicas dos debates sobre o desenvolvimento sustentável nas cidades latino-americanas, pois esses centros representam a síntese da diversidade que caracteriza a própria cidade”.
Já a primazia do trabalho é a base da ordem social brasileira que tem como objetivo o bem-estar e a justiça social. Dentro desse título, a Constituição Federal traz a seguridade social que é um conjunto integrado de ações do Poder Público e da sociedade para garantia dos direitos à saúde, previdência social e assistência social.
Tal estrutura é financiada direta e indiretamente pela sociedade, quer através do pagamento das contribuições sociais, quer pelo aporte financeiro nos orçamentos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Quando deparamos com o atual quadro de pandemia da Covid-19 percebemos o quão é importante que nossa saúde seja um direito de todos, assegurado por políticas sociais e econômicas, tendo como diretrizes a descentralização, o atendimento integral e a participação da comunidade. E é com base na assistência social, prestada a quem dela necessitar, também de forma descentralizada e com o objetivo de promoção da integração ao mercado de trabalho, que devemos enxergar holisticamente a Lei Aldi Blanc.
Aldi Blanc Mendes, carioca, médico, compositor, cronista, autor de mais de 600 músicas, representa um dos setores mais importantes que liga o passado ao futuro que é a cultura. Cabe ao estado garantir pleno exercício dos direitos culturais, além da defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Por tudo isso, o artista foi homenageado pela Lei 14017/2020, ou Lei Aldi Blanc, instituída para tratar de “ações emergenciais destinada ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública”.
A União juntamente com estados, Distrito Federal e municípios devem desenvolver ações de apoio ao setor cultural por meio de “renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura”. Além disso, dar apoio financeiro a espaços como feiras, museus e pontões. A lei prevê ainda, o acesso a linhas de crédito devendo os interessados estarem incluídos em cadastros de cultura. A aplicação dos recursos ficará a cargo dos estados e municípios.
O setor artístico-cultural foi um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, uma vez que a primeira recomendação dada ais cidadãos foi ficar em casa, impossibilitado de visitar locais públicos.
A Secretaria de Cultura de São Paulo apresentou um relatório onde aponta que 55% das pessoas evitariam ir a shows e 53% a museus e galerias no pós pandemia. Com isso, o setor seria o primeiro a sofrer com a não retomada de suas atividades.
Segundo o Ministério da Cultura, o setor emprega 5 milhões de pessoas, movimentando cerca de R$ 170 bilhões por ano. Isso representa 2,64% do PIB nacional. São R$ 10,5 bilhões em impostos, 200 mil empresas ativas e uma taxa de 4,6 % de crescimento.
Com a pandemia, a cultura parou, restando a algumas pessoas os recursos obtidos através de suas lives, mas que deixam de fora um contingente expressivo de técnicos, vendedores de lojas relacionadas à cadeia produtiva e os ambulantes que atuavam próximos das casas de entretenimentos.
Leandro Valiati afirma que “A pandemia gerou um cataclisma para os trabalhadores da Cultura” e que “o governo tem que garantir apoio público a todos os profissionais, inclusive os informais. O grande desafio da política pública é justamente apoiar artistas e produtores culturais independentes”.
Contudo para Buda Lira “do Governo Federal não se pode esperar nada allém dos ataques constantes aos setores. Desde as eleições, a própria falta de resposta adequada na área da saúde e o asfixiamento de todas as instituições e dos programas de cultura de responsabilidade do Executivo. A Cinemateca, por exemplo, tem sido alvo dessa política perversa do Senhor Bolsonaro”.
Tramitou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o projeto de lei nº 339/2020, que “institui diretrizes para o incentivo ao setor cultural do Estado de Mato Grosso, durante a pandemia do novo Coronavírus - COVID-19 e dá outras providências”. Porém, o PL foi vetado pelo governador Mauro Mendes; mais uma afronta ao pacote de maldades desse governo estadual.
Somente com uma estrutura de estado, forte, podemos fazer o acesso à cultura também parte da formação humana com dignidade.
Valdir Barranco é deputado estadual, presidente do PT em Mato Grosso e pré-candidato ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos