Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

"Pazuello é efetivado como ministro da Saúde"

Brasilien Gesundheitsminister Eduardo Pazuello (Getty Images/A. Anholete)General ocupava posto há quatro meses na condição de interino. No período, submeteu a pasta completamente aos desejos de Bolsonaro, tentou esconder números e viu mortes por covid-19 no país explodirem. O general Eduardo Pazuello foi efetivado na tarde desta quarta-feira (16/09) como ministro da Saúde. Ele ocupava o cargo interinamente desde 15 de maio, quando seu antecessor Nelson Teich deixou o posto após questionar o entusiasmo do presidente Jair Bolsonaro com a cloroquina no tratamento da covid-19 – um procedimento que não demonstrou sucesso em estudos pelo mundo. Sob Teich, Pazuello ocupava o cargo de secretário-executivo.
A cerimônia de posse contou com a participação de Bolsonaro e do vice-presidente, Hamilton Mourão.
“Montamos um time que trabalhou muito bem. Juntos reestruturamos o ministério”, disse Pazuello em seu discurso. “O mais forte a salientar foi a união e a solidariedade de todo o povo brasileiro mostrando o valor de nossa nação, onde empresários, cidadãos e entidades das mais diversas se mobilizaram e continuam mobilizados na certeza de que juntos estamos vencendo esta guerra.”
Após a fala de Pazuello, Bolsonaro tomou a palavra e aproveitou para criticar Teich e promover mais uma vez a cloroquina, exibindo uma caixinha do fármaco.
“Com o ministro anterior nada foi resolvido nas nossas conversas. Eu aprendi, no meio militar, que pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão”, disse.
Durante a cerimônia, Bolsonaro ainda elogiou o deputado Osmar Terra (MDB-RS), um notório negacionista da pandemia, difusor de fake news sobre a doença e que conspirou para derrubar o primeiro ministro da Saúde de Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta. Terra já afirmou, entre outras coisas, que a epidemia no Brasil terminaria em abril (depois atualizou a previsão para junho) e que apenas 2 mil pessoas morreriam de covid-19 no país. “É um aliado desde o princípio nesta questão, com números contados com convicção, que também foi massacrado no Brasil por suas posições. Nós temos couro duro, Osmar”.
A Saúde sob Pazuello
Em seus quatro meses á frente da pasta, como interino, Pazuello submeteu o Ministério da Saúde completamente aos desejos de Bolsonaro.
Poucos dias depois de tomar o controle da pasta, Pazuello divulgou um novo protocolo sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com covid-19, permitindo que os medicamentos pudessem ser administrados também em casos leves da doença provocada pelo novo coronavírus. O novo protocolo não trazia a assinatura de responsáveis médicos.
No início de junho, Pazuello também chegou a esconder os números totais da pandemia. A medida só foi revertida dias depois por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), mas levou o Brasil a se juntar, mesmo que por um breve período, a países autoritários como o Irã e o Uzbequistão, que sistematicamente escondem seus números.
Sem experiência prévia em gestão da saúde, Pazuello ainda tentou emplacar amadores para alguns cargos, como o criador de um curso de inglês, que desistiu após conceder uma entrevista catastrófica. O general foi mais bem-sucedido ao arrumar um posto para uma amiga de décadas em Pernambuco. Também instalou dezenas de militares sem experiência em saúde em postos estratégicos na pasta.
Já a comunicação do ministério abandonou recomendações sobre distanciamento social e passou a replicar mensagens otimistas da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, chefiada por Fabio Wajngarten, que preferem destacar o número de "curados" e ignoram por completo as vítimas.
Durante a gestão interina de quatro meses Pazuello, o país registrou mais de 117 mil mortes por covid-19 e 4,1 milhões de novos casos.
A manutenção de Pazuello no cargo e a expansão da oferta de postos para militares na pasta conforme a pandemia avançava fez com o que o ministro do Supremo Gilmar Mendes declarasse, em julho, que o Exército estava "se associando" a um "genocídio".
À frente da pasta, Pazuello também seguiu orientações de Bolsonaro em outras áreas, como a exoneração de dois servidores da pasta que assinaram uma nota técnica sobre o acesso à saúde sexual e reprodutiva pelas mulheres durante a pandemia, que foi interpretada por Bolsonaro como um apoio ao aborto. Em agosto, a pasta também publicou uma portaria para obrigar profissionais de saúde a avisarem a polícia quando atenderem pacientes que peçam a interrupção de uma gestação em razão de estupro.
JPS/ots/cp
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos