Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

"UROLOGIA: Saúde dos adolescentes piorou durante a pandemia, revela pesquisa da SBU"

Presidente da SBU-MT, urologista Newton Tafuri alerta para baixa frequência de adolescentes em consultas ao médico.
Dados preliminares da pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que a pandemia impactou sobremaneira a saúde mental, sexual e física dos adolescentes. De acordo com o urologista Newton Tafuri, presidente da SBU em Mato Grosso, o levantamento tem por objetivo entender como o adolescente, entre 12 a 18 anos, vê a sua saúde e principalmente como a pandemia do novo coronavírus impactou sua vida.
A pesquisa, cuja divulgação ocorre na Semana do Adolescente, revela que para 67,65% dos pesquisados houve o aumento de ansiedade, mudanças de humor e irritabilidade. O sedentarismo também foi um dado importante levantado: 60,29% afirmam que reduziram suas atividades físicas. Somente 5% afirmaram que não houve nenhuma alteração que havia prejudicado de alguma forma a própria vida.
Nesse período o tempo de exposição diária às telas (acesso à TV, computadores, tablets, smartphones e jogos) teve um aumento substancial. Antes da pandemia, 17,39% dos jovens afirmaram que faziam uso das tecnologias digitais por mais de seis horas diárias. Após a pandemia, o índice subiu para 59,4%.
No crescente acesso às telas, foi observado que a forma de exercer a sexualidade durante a pandemia também sofreu algumas mudanças, já que 16% dos adolescentes afirmaram ter aumentado a frequência de sexo virtual e/ou masturbação via conteúdos eróticos on-line.
O sedentarismo e ingestão de alimentos ultraprocessados também aumentaram. Antes da pandemia, 82,3% dos adolescentes declararam fazer algum tipo de atividade física ao menos duas vezes por semana. Após, 53,6% declarou não praticar nenhuma atividade física ou apenas uma vez por semana.
Outro dado é que 67,1% dos adolescentes bebem refrigerantes, com frequência de uma a duas vezes por semana e 54,2% aumentaram a ingestão de junk foods (comida rica em calorias e de baixa qualidade nutritiva, como batata frita, salgadinhos, biscoitos recheados etc.)
O estudo faz parte da terceira edição da Campanha #VemProUro, criada para incentivar a ida dos meninos ao médico para avaliação, orientação e esclarecimento de medidas preventivas de saúde.
De acordo com o coordenador da campanha e responsável pela pesquisa, o urologista Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn, esses dados são importantes para a compreensão de como a pandemia impactou a saúde dos adolescentes. “Muitas vezes a sociedade deixa de olhar para o adolescente, mas é importante observarmos que a qualidade de vida piorou, e refletirmos sobre como isso pode levar a questões mais graves, como a incidência de suicídios nessa faixa etária que se encontra em ascensão”, avalia.
Poucos consultam
O presidente da SBU/MT, Newton Tafuri, aproveita a oportunidade para reforçar a importância dos adolescentes passarem por consulta médica. “Já há uma rotina de crianças ao médico, porém esta rotina é quebrada na fase da adolescência, quando o corpo passa por várias mudanças, o que torna imprescindível o acompanhamento de um profissional”, pondera o urologista.
Neste sentido, a pesquisa revelou que o profissional de saúde nesta faixa etária é buscado especialmente em casos de urgência e emergência. Cerca de 30% dos adolescentes não vão ao médico regularmente, sendo as especialidades mais procuradas: clínico geral e pediatra.
Como já revelado em outras pesquisas anteriores, os meninos raramente vão ao médico urologista, especializado na saúde do homem, enquanto as meninas procuram com maior frequência o ginecologista. De acordo com os dados obtidos, apenas 1% dos adolescentes do sexo masculino já foi ao urologista e 34% das meninas fazem consultas anuais ao ginecologista.
Sandra Carvalho/Caminho Político
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos