Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 6 de outubro de 2020

"CORONAVÍRUS: O efeito rebanho e a nova alta da covid-19 em Manaus"

Estudo a partir de amostras de sangue doado sugere que a capital do Amazonas teria alcançado a imunidade de rebanho. Mas uma nova onda de contágios na cidade parece contradizer essa tese. Metrópole de 2 milhões de habitantes, Manaus foi atingida em abril e maio de forma particularmente dura pela covid-19. Imagens de enterros em massa e de hospitais superlotados rodaram o mundo. Os números oficiais até agora indicam cerca de 50 mil infectados e 2,5 mil mortos na cidade.
Como muitos dos que morreram em casa foram enterrados sem serem testados, é provável que tenha havido um grande número de casos não registrados. Só na primeira semana de maio, morreram 4,5 vezes mais pessoas na cidade do que o habitual, o que dá uma ideia da rapidez com que o vírus se disseminou. Após esse pico, entretanto, os casos diminuíram rapidamente. O que aconteceu?
Uma análise feita sob a direção da cientista Ester Cerdeira Sabino, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), concluiu que Manaus havia atingido um grau de infecção tão alto pelo coronavírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, que é possível se falar em imunidade de rebanho. Isso explicaria por que o número de casos caiu tão rapidamente em junho.
Estudo baseado em sangue doado
A equipe examinou amostras de sangue de doações realizadas entre fevereiro e agosto pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Em cada mês, eram disponibilizadas entre 800 e 1.100 amostras.
A pesquisa, divulgada em 21 de setembro na plataforma medRxiv, especializada em artigos médicos, é, porém, um estudo preliminar. Ele ainda não foi submetido a uma revisão por pares nem publicado oficialmente. Por isso, os cientistas preferiram inicialmente não comentar o estudo.
Mesmo assim, as conclusões não verificadas do trabalho foram publicadas pela imprensa do Brasil e do mundo. Em muitos casos, chegou-se à conclusão errada de que, uma vez alcançada a imunidade de rebanho, o perigo tinha acabado. Tais interpretações errôneas acontecem quando "algo científico sai direto na mídia", afirma Ester Cerdeira Sabino à DW.
"O conceito de imunidade de rebanho foi usado na imprensa num sentido diferente daquele que a gente quis dizer", explica. A imunidade de rebanho, segundo a especialista, é "o momento em que o número de infectados diminui e não o momento em que a epidemia acaba".
A pesquisa se beneficiou do fato de que as amostras de sangue tinham que permanecer guardadas durante seis meses. "Medindo a prevalência de anticorpos dos doadores, a gente encontra a retrospectiva da doença", afirma Sabino.
A análise dos dados de julho e agosto mostrou que cerca de dois terços das amostras, 66,1%, foram positivas. Isso significa que a imunidade de rebanho foi alcançada, de acordo com Sabino. Mas isso não quer dizer que a epidemia acabou, aponta. "Ela continua, só que em números menores.""O que aconteceu em Manaus foi realmente uma certa imunidade de rebanho", afirma a bióloga Natália Pasternak Taschner da USP, em entrevista à DW. "Por que apenas 'uma certa'? Porque imunidade de rebanho de verdade a gente só atinge com vacina. A imunidade de rebanho natural é móvel, à medida que você coloca pessoas mais suscetíveis em circulação, a taxa de transmissão volta a subir."
Segunda onda em Manaus?
Desde o final de setembro, o número de casos de covid-19 voltou a aumentar em Manaus. Sete mortes por dia foram registradas, 6% a mais do que a média dos 14 dias anteriores. A ocupação de leitos em UTIs também está aumentando. Nas clínicas privadas, chegava a 71% no final de setembro, nos hospitais públicos, era de mais de 72%. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu, por isso, que Manaus passa por uma segunda onda da doença.
A flexibilização das regras de distanciamento social implementada após a queda no número de casos em junho, gerou multidões em praias e festas. As autoridades já ordenaram um novo fechamento de bares e balneários públicos, e o horário de funcionamento de lojas e restaurantes foi reduzido por 30 dias.
Uma abertura leva inevitavelmente a um aumento no número de casos, a não ser que sejam introduzidas regras mais rígidas de distanciamento e de higiene para proteger aqueles que ainda não foram infectados, segundo Pasternak.
"Houve um avanço rápido da doença em Manaus, seguido por uma queda abrupta, e agora os casos sobem de novo. Esse é exatamente o comportamento natural de uma epidemia quando você deixa a epidemia correr solta", explica.
Imunidade em queda?
Para Sabino, é muito cedo para dizer se Manaus vive uma segunda onda da covid-19. De acordo com a especialista, quando o número de casos aumentar novamente, isso pode significar que a imunidade das pessoas já infectadas pode diminuir rapidamente. "E que as pessoas agora estão se reinfectando", conclui. 
Ainda não há informações confiáveis sobre a duração da imunidade e se a pessoa pode ser infectada mais de uma vez pelo coronavírus Sars-Cov-2.
Deixar a pandemia correr livremente para alcançar a imunidade coletiva o mais rápido possível, como sugerido por alguns governos no início da pandemia, é uma estratégia perigosa - e provavelmente mais uma desculpa para não fazer nada, argumenta Pasternak. 
"O preço disso é muita gente morrer, assim como aconteceu em Manaus. Se a gente não implementar medidas de quarentena e depois uma boa campanha de vacinação, não tem como eliminar o vírus", diz a cientista.
Thomas Milz/Caminho Político
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos