Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

"CURSO TÉCNICO: Homenagem aos ACS e ACE é marcada por anúncio do maior programa do Ministério da Saúde"

A solenidade em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), realizada na manhã de sexta-feira (02), foi marcada pelo anúncio do que o presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos ACS e ACE, deputado federal Dr. Leonardo, chamou de maior programa promovido pelo Ministério da Saúde: Está pronto o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Combate às Endemias e o lançamento será feito após o período eleitoral.
O curso é uma luta que tem sido encampada pelo deputado Dr. Leonardo através da Frente em Defesa dos ACS e ACE, em conjunto com as entidades representativas das categorias, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) e Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias (Fenasce). Em nível técnicos, os ACS e ACE poderão cumprir ainda mais funções a fim de melhorar o atendimento a população na atenção primária, prevenindo ou com tratamento precoce de uma série de doenças e condições.
A notícia do lançamento foi anunciada pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, do Ministério da Saúde, como reconhecimento da importância dos ACS e ACE e da força da articulação da Frente Parlamentar. De acordo com ela, a previsão é na primeira quinzena de dezembro seja feito o lançamento oficial do curso e na primeira semana de março sejam iniciadas as aulas e em outubro estejam formados mais de 370 mil profissionais da saúde.
“Comemorar o Dia dos Agentes de Saúde me traz muita alegria e muita emoção. E como é dia de aniversário é dia de presente. O curso está pronto e já levamos ao ministro Pazuello o pedido de lançamento do Curso Técnico de Agente de Saúde na primeira quinzena de dezembro. Só não vamos lançar agora porque estamos no período eleitoral”, disse a representante do Governo Federal.
Para o deputado federal Dr. Leonardo, isso será um marco para o Sistema Único de Saúde. “Notícia boa para o Brasil. Será o maior programa de saúde em mais de 20 anos essa qualificação técnica dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Esses profissionais em todo país, em todas as áreas mais distantes, rurais, pense nas áreas mais distantes no Amazonas ao Sul do país tem a figura do ACS e ACE. Então o maior investimento em saúde pública dos últimos anos, em reconhecimento a essa categoria”, afirmou o presidente da Frente.
O anúncio foi comemorado pelos representantes da Conacs e da Fenasce, que ressaltaram que a luta pelo curso técnico é antiga e somente agora, com apoio da Frente e da atual gestão foi possível concretizar um sonho antigo da categoria. “Essa tem sido a nossa luta desde que estabelecemos a Emenda 51. Houve um início antes, mas não concluímos”, disse Ilda Angélica, presidente da Conacs. “Talvez seja o maior projeto de todos os tempos no Ministério da Saúde, capacitamos mais de 300 mil profissionais. Nós temos muito que celebrar”, completou.
“É um sonho essa grande notícia da concretização do curso. A gente tem orgulho dessa luta de todos os trabalhadores ACS e ACE do Brasil e o Dr. Leonardo está de parabéns por esse trabalho a frente da Frente Parlamentar”, ressaltou Alex Lopes, presidente em exercício da Fenasce.
O presidente licenciado da Fenasce, Luis Cláudio ressaltou que foi preciso muito empenha por parte dos ACS e ACE, junto a Frente Parlamentar e ao Ministério da Saúde para a concretização do curso técnico. “Estamos parabenizando hoje por esse curso. Esse curso técnico não caiu do céu. Foi uma luta em conjunto. Houve toda uma dinâmica, várias mãos trabalhando para construir essa realidade”, afirmou. “Quero parabenizar a nossa Frente em Defesa dos ACS e ACE, porque essa frente é importantíssima para nossa categoria e a vossa presença a frente dessa frente abrilhantar mais ainda”, finalizou.
Pioneira na luta pelo curso técnico para os ACS, Dinorá Magalhães, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sidacs-MT), ressaltou a importância de uma luta complementar que está também está sendo encampada pela Frente Parlamentar: A luta por um novoo CBO aos ACS e ACE, dessa vez em nível técnico, para garantir direitos compatíveis as novas responsabilidades da categoria. “Fiquei feliz e alegre com toda certeza porque traz para nós a certeza de que avançamos fazendo um curso (em Mato Grosso). Agora, os demais também vão fazer. Nós fizemos um sacrifício que valeu a pena, pois agora já está em trânsito o novo CBO da categoria como técnicos e isso é importante demais”, disse a sindicalista.
Assessoria/Caminho político
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Dr. Leonardo
Caminho Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos