Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 10 de outubro de 2020

"PROFESSOR, O TRANSFORMADOR DE VIDAS"

Vivemos um momento singular em nossa história, porque pela primeira vez em nossa geração a forma de ensinar passou por mudanças bruscas e profundas. Quero de forma sintética fazer uma breve reflexão sobre a importância da docência em nossas vidas.
Sou professor por formação e de vocação, contrariando o que o ministro da educação, Milton Ribeiro, afirmou dias atrás que “somos professores por falta de opção”. Escolhi a profissão por acreditar que o ensino é capaz de transformar vidas e por praticamente vinte e seis anos ininterruptos tenho ministrado aula para crianças, jovens e adultos, do ensino fundamental a pós-graduação. E nesses anos trabalhando tanto no ensino público como no ensino privado posso assegurar a importância da minha profissão na vida de milhares de pessoas. Aprendi que o sucesso para o professor não é ter seu nome estampado nas colunas sociais ou nos outdoors, sucesso é ver a transformação na vida daqueles que foram seus alunos.
Professor precisa ser eterno na vida dos seus educandos e quando fazemos com amor, dedicação e persistência isso acontece. Porque o professor tem a capacidade de cativar, orientar e inspirar aqueles que estão a sua frente. O professor é lembrado não por suas fórmulas ensinadas, suas regras gramaticais exaustivamente expostas, não por sua capacidade de falar e recitar indicadores ou poesia, o professor é lembrado pelos valores que ensina, pela capacidade de construção de sonhos nas mentes e nos corações das pessoas.
Mas para ser professor é necessário ter vontade de aprender, pois ensinar é aprender em dobro. O aprendizado para o professor nunca termina e a aprendizagem é uma constante em sua vida. A reciclagem das nossas leituras e o aprofundamento do nosso conhecimento precisam ser uma constante, pois concorremos hoje com a tecnologia digital, que muitas vezes rivaliza com os nossos métodos de ensino. O verdadeiro professor tem a capacidade de se reinventar a cada aula independente das condições que lhes são impostas pelo sistema.
A pandemia evidenciou a força que nós professores demonstramos, porque tivemos que nos reinventar, pois fomos obrigados rapidamente a adaptar nossas casas em um ambiente escolar e agora em frente das câmeras precisamos nos desdobrar a fim de ministrar as nossas aulas, pois em um país onde educação não é considerada atividade essencial, será a educação com inovação o motor para alavancar nosso tão esperado avanço social.
O Mestre da educação é o ponto de apoio, o suporte, os degraus de todos que pretendem ter um futuro digno e próspero nas mais diferentes profissões. Bem sabemos que “o tempo apaga o giz”, no entanto os valores e o ensino de um professor reforçam o conhecimento, com a capacidade de mudar a sociedade e construirmos um país mais justo e socialmente igualitário. Então, neste dia especial, mais do que parabéns aos meus colegas professores quero agradecer aos docentes por construir sonhos e pela capacidade de mudança no destino das pessoas.
FRANKES MARCIO BATISTA SIQUEIRA. Professor doutor em Cultura contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos