Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

CALOR CUIABANO 100% ONLINE: Tradicional evento nacional aconteceu 100% online em Cuiabá, que teve cultura e culinárias representadas

Mesmo em um ambiente 100% online, com palco e auditórios em 3D, a emoção, cultura e calor cuiabanos, estiveram presentes no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o CSBC, tradicional evento nacional, que este ano foi sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, entre os dias 16 e 20 de novembro. Esse foi um evento virtual da área da Computação que extrapolou o técnico, mostrando que é possível termos sensação de presença mesmo a distância e humanizar as relações via rede.
O CSBC 2020 foi encerrado na última sexta (20) e sua programação incluiu, além de toda parte científica, coquetel virtual com homenagens, vernissage, e animada confraternização com premiações de artigos. Construído especialmente para o Congresso, o “Ambiente Virtual do CSBC 2020” proporcionou aos congressistas uma visão em 360 graus de parte do campus da UFMT, dentre eles, um dos auditórios construídos homenageou a professora Andrea Gentil Bonfante, que faleceu este ano, em decorrência de um AVC. Bonfante era docente do Instituto de Computação (IC), tinha 47 anos e atuava na coordenação local de um dos eventos.
Com o tema “Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0” o evento transmitiu para mais de mil inscritos, sessões técnicas e atividades da área, sem deixar de ter o humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Apesar de esta ser uma conferência de Computação, o evento oportunizou muitas discussões políticos e sociais sobre o uso de tecnologias, em um momento em que elas têm sido fundamentais para a continuidade das atividades em meio a pandemia.
Um palco totalmente em 3D foi construído no pátio da UFMT para transmissão de vídeos e shows especiais, como as atrações do último dia de evento, com o stand-up do artista mato-grossense, Eduardo Butakka e apresentações da Cia Sinfônica e DJ Charles Peter, com músicas cuiabanas. quiz e jogos que marcaram a festa. Brindes foram enviados especialmente na casa dos participantes e premiados, com lembranças regionais como o famoso canjinjin e doces típicos. O Coral e Orquestra da UFMT também abrilhantaram uma das noites.
Além das questões definidas pela coordenação geral do evento, a programação cultural foi idealizada pela profa. Karen Ribeiro, também do Instituto de Computação da UFMT.
O evento não foi só divertido, muitas experiências acadêmicas foram vivenciadas no ambiente 100% online construído. Pela primeira vez, o VERNISSAGE DIGITAL foi realizado no CSBC. Ocorrido no “Espaço 40 Graus”, artistas como Fábio Fon, Pablo Gobira e Wellington Jr., marcaram presença na discussão da interface entre arte e tecnologia. Este ano também foi comemorado o aniversário de 10 anos das “Meninas Digitais”, programa nascido em Cuiabá-MT, que tem o objetivo de incentivar a presença feminina na computação e que conta hoje com mais de 100 projetos pelo Brasil, com chancela da SBC.
Em uma das noites, houve um inovador lançamento do livro “Computação e Sociedade”, um livro-texto útil para todos cursos da área no Brasil. O livro contou com a organização dos professores Cristiano Maciel e José Viterbo e tem contribuição de 68 autores. O lançamento foi transmitido de um estúdio e, on-line em uma plataforma, os autores puderam interagir e comentar os capítulos da obra.
No encerramento, ao vivo, além dos protocolos, foi realizada uma reflexão ao Dia da Consciência Negra, com a tocante participação da pesquisadora negra Mory Márcia Lobo, do Instituto de Educação da UFMT.
Para o Presidente da SBC, professor Raimundo José de de Araújo Macêdo, apesar das limitações impostas pela pandemia, foi o melhor evento que ele participou no mundo virtual em 2020. “O CSBC 2020 foi um grande sucesso. Muitos debates, palestras, artigos e até livros, todos de acesso aberto e gratuito em nossa biblioteca digital e canal do YouTube da SBC. Sem dúvidas, em meio a muitos eventos nacionais e internacionais, este foi o melhor evento que participei no mundo virtual em 2020”, completou.
O CSBC é uma oportunidade imperdível de encontro e troca de experiências. Para a congressista Michele Guizzo, “o CSBC todos anos nos surpreende pela proporção, alcance, oportunidade de encontro e troca de experiências, mas este ano, ele nos surpreendeu ainda mais, pelo desafio de ser realizado a distância. Contudo, foi na adversidade que Cuiabá nos proporcionou um evento dinâmico, inovador, sem perder em nada dos anos anteriores. Só podemos agradecer e parabenizar toda equipe. O CSBC 2020 ficará para história”, disse.
Independentemente de qual evento ou palestra ocorrida no CSBC 2020, o sentimento final é unânime, como frisou Macêdo, “Nós da comunidade da SBC, compartilhamos e reiteramos a crença na força que temos como sociedade científica brasileira, para ajudar o país a reconstruir valores e instaurar mais justiça social, com respeito a vida e ao meio ambiente”, finalizou.
O Evento contou com a coordenação geral de Eunice Nunes e Cristiano Maciel, ambos docentes do IC na UFMT, realização da SBC, organização IC e UFMT, patrocínio do Google, NIC.br, CGI.br, Rio Tinto, Loggi. O apoio de CNPC e CAPES. Sendo transmitido 100% online a partir de estúdio construído na UFMT e com transmissão através do ambiente virtual 3D, ZOOM e YouTube da SBC.
Para saber mais do evento, acesse o site: http://www2.sbc.org.br/csbc2020/ e conheça mais através das redes sociais: @congresso.csbc
Jhenifer e Lumara/Caminho Político
@CaminhoPolitico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos